quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Campus Catu iniciará atividades do Programa Segundo Tempo

Nesta quinta-feira, 26 de setembro, ocorrerá a abertura do Programa Segundo Tempo, no campus Catu. O Programa, coordenado por Yone Carneiro, visa promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes para melhoria da qualidade de vida, em especial, nas áreas de risco social. 

O início das atividades está previsto para outubro. A princípio, o campus atenderá as comunidades de Barão Camaçari e de Santa Rita. Cerca de 100 jovens serão beneficiados. A proposta é que além dos esportes handebol, futsal e natação, atividades complementares, como música e leitura sejam oferecidas. 

De acordo com Fernanda Palmeira, coordenadora de núcleo do Segundo Tempo, essas atividades visam “ocupar o tempo ocioso e contribuir para redução da violência e do uso de drogas”. 


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Servidores são homenageados em comemoração dos 5 anos

Foi com alegria e emoção que os servidores, diretores e pró-reitores foram homenageados na festa comemorativa dos cinco anos de Instituto Federal Baiano. O evento aconteceu no Quartel de Amaralina, na última quinta-feira, 19 de setembro.

O reitor, Sebastião Edson Moura, fez questão de comentar sobre cada profissional homenageado. “Levo um agradecimento eterno a todos que estiveram a frente desta instituição ao longo desses anos”, afirmou.

O diretor de Gestão da Tecnologia da Informação, André Resende, foi um dos homenageados. Presente na instituição há cinco anos, André conta que viu o Instituto nascer e deseja que o “IF Baiano alcance uma maturidade política, que permita a ele se sentir parte do que é planejado para o Instituto no âmbito do Estado, se firmando como potência dentro de uma área de conhecimento”, afirma.

Estudantes também foram premiados, através do concurso de redação promovido pela Reitoria. Uma das premiadas com um notebook, Rubenildes Sampaio, conta que voltar a estudar após 21 anos longe da sala de aula é “a concretização de um sonho”.

No evento, foi lançado o vídeo comemorativo. “Fiquei surpreso, mas muito feliz de ser selecionado entre tantos vídeos que foram enviados”, comenta o estudante Júnior Adorno, que gravou a apresentação do vídeo.


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

IF Baiano desenvolve robôs para atividades agrícolas

Dois projetos do Campus Itapetinga foram selecionados para apresentação na Mostra Nacional de Robótica, que acontecerá entre 16 a 20 de outubro em Fortaleza. Um dos projetos simula o processo de polinização de flores pelas abelhas, utilizando robô autônomos; o outro, utiliza a robótica na produção de vegetais em estufa. Os trabalhos são orientados pelo professor Andrique Figueirêdo Amorim.

O evento será uma grande oportunidade para demonstração prática
dos conhecimentos dos alunos nas áreas de programação, desenvolvimento de algoritmos, lógica de programação, dispositivos de entrada/saída, análise e desenvolvimento de sistemas, além da interdisciplinaridade com as disciplinas de biologia, geografia, ciências, física, matemática e inglês”, esclarece o professor.

Outro destaque do IF Baiano na área é o Projeto Felpo. Através do estímulo proporcionado pelo Programa Ciência Itinerante, os estudantes Ralf do Lago Silva, Manassés Fernandes Costa Neto e Jeferson da Silva de Jesus criaram um robô móvel autossustentável, capaz de realizar semeadura, efetuar irrigação por aspersão e aplicar defensivos agrícolas por meio de pulverização. O Projeto Felpo, como o robô é chamado, foi orientado pelos professores Cayo Pabllo Santana de Jesus e Társio Ribeiro Cavalcante.

O Felpo é “composto por um painel solar responsável por fornecer energia suficiente para carregar sua bateria e permitir sua atuação sem a emissão de poluentes e geração de custos com energia, reforçando assim os conceitos de energia limpa e sustentabilidade perante os educandos”, explica o professor Társio.

O projeto pode se tornar uma alternativa de baixo custo para pequenos agricultores, pois ele permite fazer o plantio de hortaliças com características parecidas: necessidade de pouca profundidade no solo, espaçamento curto entre plantas e uma altura adequada à utilização dos módulos de irrigação e defensivos agrícolas. 
 
Os estudantes contam que utilizaram peças com materiais disponíveis e tomaram cursos básicos de elétrica, além de pesquisar sobre ciências mecânicas e mecatrônicas. O Felpo foi um dos destaques da SBPC 2013. É através do Programa Ciência Itinerante que os professores Cayo e Társio mantém ativo o stand de Computação e Robótica.

Iniciativas na área de robótica também vem sendo desenvolvidas no Campus Santa Inês. Para o professor Marcos dos Santos, “a robótica facilita que os estudantes apliquem os conhecimentos de física e matemática na prática”. O professor mantém um grupo de estudos na área com os alunos do campus.


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Projeto desenvolve o bem-estar de servidores e alunos

Foi pensando em reduzir o estresse, a ansiedade e a irritabilidade, sintomas verificados na comunidade acadêmica do campus Senhor do Bonfim, que o professor Jadson Oliveira criou o projeto Iftness. Com atividades físicas programadas na academia, na quadra e na piscina do campus, o projeto vem transformando o ambiente de estudo e trabalho em um ambiente mais saudável.

A prática de exercícios em grupo também promove o bom relacionamento e reduz o estresse dos estudantes de cursos com período integral. As atividades são realizadas em, pelo menos, três vezes por semana, durante uma hora. 

Além da prática de esportes, há também um grupo de estudos com os estudantes que proporciona a produção e apresentação de trabalhos científicos em eventos. Os alunos contribuem na coleta de dados e na avaliação física. 

Cerca de 30 servidores participam do Iftness. “O nosso objetivo é transformar o ambiente de trabalho em um ambiente mais saudável e integrar o servidor, não como o sistema capitalista de aproveitamento, mas de bem-estar na hora de realizar o trabalho”, esclarece o professor Jadson.

Prêmio Connepi – Foi tratando de qualidade de vida no trabalho que o professor Claudiney Pereira foi premiado em primeiro lugar na área de Ciências da Saúde no VII Congresso de Pesquisa e Inovação Norte Nordeste. O trabalho relacionou a qualidade de vida no trabalho e o perfil do estilo de vida individual dos técnico-administrativos do campus Santa Inês. Este ano, o Connepi acontece nos dias 27 a 29 de novembro, em Salvador.






sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Campus Uruçuca constrói Centro de Tecnologia de Alimentos

Em 2014, o campus Uruçuca disporá de cinco laboratórios analíticos, cinco laboratórios de processo, quatro gabinetes de professores, quatro salas de aula, sala de reuniões, área de vivência e depósitos de produtos e insumos. Trata-se da construção do Centro de Tecnologia de Alimentos. Com o projeto, o campus está concluindo um estudo de demanda para o oferecimento do primeiro curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Nordeste.

O curso Técnico em Alimentos, oferecido desde 1975 pela Emarc Uruçuca, formou mais 700 profissionais. Sendo que 40% atuam na área, 30% em áreas afins e 20% continuaram os estudos. O professor Josué Oliveira, coordenador do Núcleo de Tecnologia de Alimentos, explica que o Técnico em Alimentos pode trabalhar em laboratórios de análise ou na industrialização de alimentos de origem vegetal ou animal, encontrando campo em qualquer empresa da área de alimentos, aditivos, insumos, água, embalagens, na vigilância sanitária, na agroindústria, em institutos de pesquisa e, também, na indústria de nutrição animal.

Além de desenvolver as atividade de Ensino, Pesquisa e Extensão e fabricar novos produtos, um dos objetivos do Centro é proporcionar a capacitação de produtores da agricultura familiar. “Novas tecnologias já estão sendo desenvolvidas e implementadas e o Curso Técnico em Alimentos terá a grande responsabilidade de habilitar técnicos que muito contribuirão para a qualidade e produção de alimentos, na perspectiva de inclusão social e a conservação do meio ambiente”, afirma o coordenador.

O Centro de Tecnologia em Alimentos terá potencialidade para produzir leite pasteurizado, queijos, iogurte, bebida láctea, manteiga, doce de leite, polpas, frutas desidratadas e cristalizadas, conservas vegetais, doces e geleias, produtos panificáveis e farináceos e chocolate, produto de maior destaque na região.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Alunos do IF Baiano brincam de ciência com a comunidade

É com diversão que estudantes vem despertando a curiosidade dos espectadores que assistem as demonstrações promovidas pelo Programa Ciência Itinerante. Cama de pregos, experiências com fogo, brinquedos interativos e stands de diversas áreas do conhecimento são apresentados em feiras de ciências, praças e outros locais públicos.

O Programa Ciência Itinerante surgiu no campus Catu devido ao costume da antiga agrotécnica em participar de eventos e estar próxima a comunidade local. A Escola Móvel, como era conhecida, há 20 anos, tornou-se Escola Itinerante e, hoje, é um Programa Institucional, envolvendo os campi Catu, Senhor do Bonfim e Uruçuca.

São 17 stands em áreas como biologia, química, matemática, física, meio ambiente e geociência. Cerca de 150 alunos participam do Programa. Todos os experimentos apresentados são explicados pelos estudantes. Para isso, são criados grupos de estudos com um professor orientador e juntos preparam material para apresentar em feiras.

De acordo com Jacson Santos, professor de matemática, as apresentações são levadas em locais de fácil acesso e onde muitas pessoas possam ir. “Montamos tudo em 15 minutos. O aluno vai interagir com as pessoas de uma maneira bem dinâmica e lúdica. Há relatos de pessoas que dizem: 'o que vocês trouxeram pra gente foi esperança', pois quando elas vêem as apresentações, ficam impressionadas com o que se pode fazer”, conta.

O professor destaca que, além da formação acadêmica, o Programa contribui para descoberta da vocação profissional, promove a convivência e a formação de cidadãos através do contato direto com a população.

O Programa Ciência Itinerante já participou de feiras importantes como a RECITEC, FEBRACE, MOSTRATEC, Ciência Jovem e SBPC. Nesta última, um dos destaque deste ano, foi a apresentação de um robô autossustentável, desenvolvido pelos estudantes Ralf do Lago Silva, Manassés Fernandes e Jeferson da Silva, sob a orientação dos professores Tássio Ribeiro e Caio Pablo.

Nesta semana, o Programa Ciência Itinerante marca presença no I Encontro de Meio Ambiente do IF Baiano do Campus Valença, cujo tema é “Sustentabilidade Ambiental: da intenção a ação". 

Curta o Ciência Itinerante no Facebook.