quinta-feira, 8 de maio de 2014

Estudantes do IF Baiano articulam representação

Com o intuito de fortalecer a democracia interna no IF Baiano, através de um diálogo mais ativo perante a reitoria, os estudantes estão mobilizados para criação do Diretório Central dos Estudantes.

“O movimento estudantil está começando com uma comissão provisória formada por representantes de todos os campus. Pretendemos escolher os futuros coordenadores e estabelecermos as diretrizes do movimento, além de debater sobre as políticas educacionais dentro do IF baiano, como cotas e assistência estudantil”, afirma o presidente do Diretório Acadêmico do Campus Guanambi e estudante de Agronomia, Giliarde dos Reis.
Foi durante o III Encontro Nacional dos Estudantes das Escolas Técnicas (ENET), em Brasília, que os alunos do IF Baiano puderam se aprofundar mais em questões que permeiam a classe estudantil e interagir com colegas de outros institutos. “Foi uma experiência muito gratificante, pois tivemos contato com realidades totalmente diferentes e outras formas de pensamento sobre as questões que estão no cotidiano da classe estudantil”, afirmou Jeferson Santos, estudante do Campus Governador Mangabeira.
Durante o III ENET, em abril, o reitor do IF Baiano, Geovane Barbosa fez uma palestra sobre “Democracia interna e participação estudantil nas escolas técnicas”. “Penso que o movimento estudantil é essencial para a formação cidadã, crítica, responsável e proativa. Além de contribuir para gestão democrática das instituições de ensino, o movimento estudantil contribui para o amadurecimento profissional e político da comunidade acadêmica”, afirmou o reitor.

O IF Baiano esteve presente no III ENET com uma delegação de 70 estudantes. Entre temas abordados, pode-se destacar o transporte público de qualidade, democratização dos meios de comunicação, democracia interna nos Institutos Federais e mercado de trabalho. O evento finalizou com um ato em memória aos militantes mortos durante a Ditadura Militar.


Texto com informações de Alano Sena Gomes e da Coordenação da Comissão Pro Tempore de Avaliação do Movimento Estudantil no IF Baiano e Construção do DCE.

Fotos: Jeferson Santos e Maria Rosa Oliveira

Outras notícias:








Nenhum comentário:

Postar um comentário