terça-feira, 10 de junho de 2014

Cartilha de Empreendedorismo é lançada pelo Campus Governador Mangabeira

Como resultado da oficina “Empreendedorismo na Raíz das Oportunidades”, o professor Roberto Carlos dos Santos e os estudantes Débora Santos e Naiara Fonseca produziram uma cartilha sobre o tema. A publicação articula “Empreendedorismo” com as dimensões da História e Cultura da região de Governador Mangabeira, no Recôncavo Baiano. 

Trabalhamos os conceitos básicos do empreendedorismo, apontando alternativas para a convivência desses jovens com as poucas oportunidades de empregabilidade num mercado de trabalho formal, cada vez mais restrito e caracterizado pelo subemprego e desemprego”, diz o professor Roberto, que também é coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena do Campus.

A oficina foi ministrada para mais de vinte jovens da zona rural de duas escolas públicas do Município de Governador Mangabeira e fez parte do Programa de Oficinas Comunitárias, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão. 

Demonstramos, na prática, o quanto essas possibilidades empreendedoras estão ligadas fortemente à cultura e identidade do recôncavo em áreas com potencial, a exemplo da gastronomia, turismo e comércio”, disse o professor Roberto. Para a estudante Débora Santos, que foi monitora da oficina, o intuito foi “mostrar para os jovens que é possível usar a ousadia a seu favor para a busca de empreender”.

Roberto conta que foram desenvolvidas atividades na área de Tecnologia da Informação, aulas de campo na região do Recôncavo Baiano, avaliações de planejamento, gestão e relações pessoais. “As atividades teóricas e práticas tiveram como proposições metodológicas a fotografia e a pintura como forma de autoexpressão de 'Si', do 'Outro' e dos elementos econômicos, estéticos e sincréticos da região”, afirma.
Fotos: Campus Governador Mangabeira



Curta o perfil da Oficina no Facebook: ttps://www.facebook.com/empreendedorismo.raiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário