quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Professor e estudantes criam substâncias analgésicas a partir da Canela

O professor Saulo Capim, do Campus Catu, vem desenvolvendo, há um ano, com estudantes dos cursos de Química (técnico e licenciatura) o projeto “Utilização do óleo de Canela (Cinnamomum zeylanicum) na obtenção de substâncias com potenciais atividades analgésicas”.

Saulo esclarece que a partir do cinamaldeído, substância presente no extrato da Canela, foi possível produzir cinco substâncias inéditas na literatura científica e realizar testes de analgesia e toxidade com camundongos. “A nossa pretensão é produzir substâncias que venham a ser utilizadas contra a dor sem causar efeitos adversos como a: Morfina, AAS, Cetoprofeno, Ibuprofeno, Naproxeno, entre outros que existem no mercado de analgésicos”, disse.


As substâncias estão em fase de testes. Posteriormente, serão realizados testes em humanos para determinar a via de administração e dose correta para a dor e sem causar efeitos colaterais. “É um estudo prolongado, visto que para um fármaco ser desenvolvido e chegar até a drogaria, necessita de pelo menos 10 anos de testes e estudos. Por isso que é tão importante a parceria com empresas farmacêuticas, pois as mesmas auxiliam no financiamento da pesquisa”, afirmou.

Em setembro, o estudo foi apresentado no Amapá e o grupo de pesquisadores ganharam credenciais para apresentar o projeto no México. A pesquisa está vinculada ao grupo de pesquisa em Química Orgânica Medicinal do IF Baiano e em parceria com a UFBA e a UESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário