quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Demandas da população do campo: participação e atendimento


A pesquisadora Felizarda Viana (ao centro da fotografia) está entre os seis profissionais do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) que tiveram seus projetos aprovados na Chamada Pública CNPq/MDA/SPM-PR n. 11/2014. Pela Chamada, o recurso destina-se à implementação e à manutenção de Núcleos de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets).

Com o projeto “Núcleo de Pesquisa e Extensão do Território Sertão Produtivo: Fortalecendo o Semiárido”, a proposta é “instalar e conduzir pesquisas nas áreas dos pesquisadores do IF Baiano e conforme as demandas da região. As atividades compreenderão pesquisas, cursos, minicursos e palestras”, explica a pesquisadora. “A novidade será o conhecimento da realidade e inserir propostas que poderão contribuir para minimizar/solucionar problemas da população”, complementa.


Segundo Felizarda, a ideia sempre existiu desde o início da sua participação no Conselho do Território Sertão Produtivo. “Já realizamos alguns trabalhos e já tínhamos o desejo de conhecer melhor a realidade para direcionarmos as pesquisas e o atendimento às demandas da região”, afirma. É um trabalho que envolve a participação e o atendimento a população do campo, agricultores familiares, mulheres, conforme explica a professora.

Com a participação de agricultores familiares e mulheres, Viana reforça o papel de trazer melhoria para a qualidade de vida deles a partir das oportunidades que virão por meio de cursos, minicursos e eventos. “ Haverá interação a partir dos representantes das associações, sindicatos e outros atores da sociedade civil. Estima-se que cada curso poderá contemplar aproximadamente 40 pessoas. Se houver demanda de 19 cursos, sendo um por município, poderemos atingir 760 pessoas”, contextualiza.

O projeto que tem uma previsão de dois anos pretende iniciar com reuniões entre membros do Conselho, professores/pesquisadores envolvidos e a equipe executora. “A partir deste projeto, haverá maior aproximação da Instituição com a comunidade externa”, conclui Felizarda.

O IF Baiano ainda carece de discussões sobre a política territorial. O Campus Guanambi iniciou a participação ativa no Conselho em 2010. Já foram desenvolvidos trabalhos, mas no campus como dias de campo”
-Felizarda Viana-

Equipe de trabalho: Diretamente, cinco pessoas como equipe executora e mais 16 colaboradores (13 professores do IF Baiano, um professor da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, um contador do Cesol - Centro Público de Economia Solidária e um professor de uma escola estadual) que conduzirão pesquisas, cursos e palestras.

Grupo de Pesquisa: Manejo dos Sistemas Agrícolas na Região Semiárida (desde 2012).

Outros pesquisadores com projetos aprovados: Alisson Jadavi Pereira da Silva, Cintya Dantas Flores, Davi Silva da Costa, Durval Libânio Netto Mello e Jefferson Oliveira de Sá.

Objetivo: Promover assessoramento, acompanhamento e monitoramento das iniciativas de desenvolvimento territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário no âmbito do Programa Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, em especial, na sua interface com as mulheres do campo a partir de ações de Pesquisa e Extensão.

Foto: Acervo de Felizarda Viana


Nenhum comentário:

Postar um comentário