quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

IF Baiano tem Dinter aprovado pela Capes



No fim de novembro, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) recebe a notícia de aprovação do doutorado interinstitucional em Ciências Agrárias pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
 
O projeto que será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) (instituição promotora) tem a previsão de ofertar dez vagas para servidores do IF Baiano (instituição receptora) com início das aulas para o primeiro semestre de 2015 (segundo calendário acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFRB).

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Quase um mês de capacitação com o IF Baiano: professores de Camarões retornaram nesta sexta-feira, 19


Gravação de documentário sobre visita do grupo Epab ao IF Baiano. Da esquerda para direita: Eduardo Silva (Ascom/Reitoria), Armand Belibi (Epab), Moise Onambele (Epab), Jean François (Epab) e Cinira Fernandes (IF Baiano - Campus Uruçuca)
 
O que dizer após quase trinta dias de convivência com a comunidade do Instituto Federal Baiano (IF Baiano)? Para Jean François, professor de matemática na Escola Prática de Agricultura de Binguela (Epab) do país africano República dos Camarões e tradutor do grupo, essa visita ao Brasil trouxe de muito positivo a questão da prática das capacitações. “No nosso país, a gente costuma ter muita teoria, mas não há equipamentos adequados, às vezes até não há equipamentos para praticar. A gente conseguiu fazer prática nas oficinas, nas roças... Foi muito bom”, afirmou satisfeito.

Centro de Vocação Tecnológica do IF Baiano focará em Agroecologia e Produção no Semiárido

Contemplado pela chamada 81/2013 do CNPq, o IF Baiano terá Centro de Vocação Tecnológica (CVT) voltado para área de Agroecologia e Produção Orgânica no Semiárido.Pretende-se com a implantação e consolidação do CVT, no IF Baiano, a disponibilização de tecnologias socialmente apropriadas e, consequentemente, iniciar o processo de transição dos sistemas convencionais de produção para os sistemas agroecológicos, aliada à capacitação das comunidades rurais”, disse o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Delfran Batista.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Professores desenvolvem pesquisas na região costeira da Bahia

Dois projetos de professores do IF Baiano que tratam de pesquisas na área costeira da Bahia foram aprovados pelo CNPq. Um deles trata sobre as questões de solo e paisagens em áreas de preservação no Litoral Norte do estado e o outro, do gerenciamento de áreas costeiras nas Ilhas de Tinharé e Boipeba, além de Parnamar, Pernambuco.

O projeto “Protocolo para o Gerenciamento Costeiro: uma abordagem com base na gestão de praias arenosas em unidades de conservação”, aprovado pela Chamada Nº22/2014 do CNPq, visa o desenvolvimento de atividades recreacionais que coadunem com a conservação do cenário natural. “Com a crescente ocupação da zona costeira e aumento expressivo do turismo, diversos impactos vêm sendo gerados, acarretando prejuízos aos ecossistemas e comprometendo suas qualidades recreacionais, em muitos casos, de maneira irreversível”, disse o coordenador do projeto, José Rodrigues.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

IF Baiano contribui para Modelo de Acessibilidade Virtual do Governo Federal

Lançada em abril deste ano, a Cartilha do Modelo de Acessibilidade em Governo EletrônicoE-Mag – contou com a contribuição de pesquisadores do IF Baiano. Além do IF Baiano, o IFCE e o IFRS participam do Projeto de Acessibilidade Virtual, inicialmente vinculado à Rede Nacional de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais, hoje, sob a gerencia do IFRS.

O objetivo é tornar qualquer site do governo federal, aderente as regras de acessbilidade e, por consequencia, acessível a pessoas que tenham qualquer tipo de limitação. Sejam pessoas com deficiência visual, múltipla, paralisia cerebral”, afirmou o pesquisador e Chefe do Núcleo de Governança de Tecnologia do IF Baiano, André Rezende.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Professores falam sobre o primeiro mestrado do IF Baiano

Aprovado pela Capes, o IF Baiano oferecerá o Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido. Serão duas linhas de pesquisa: Agricultura Irrigada e Agricultura de Sequeiro. O IF Baiano será a primeira instituição de Ensino a oferecer mestrado na região de Guanambi com quadro docente próprio.

O curso visa desenvolver competências através da avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas que limitam a produção vegetal no semiárido, capacitando profissionais para prática avançada e transformadora de procedimentos e processos, por meio da incorporação de método científico, estudos e técnicas.
Nesta entrevista, o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IF Baiano, Delfran Batista, fala a respeito do curso:

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Campus Itapeginga promove eventos sobre consciência negra

Desde 2011, professores e estudantes do Campus Itapetinga vem promovendo ações como palestras, oficinas e seminários, em torno da temática afro e indígena. Neste ano, em razão do Novembro Negro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), do Campus Itapetinga, realizou o seminário “Brasil: (Cons)ciência Negra”.

A escolha do tema parte do desejo de divulgar a cultura afro, sem folclorizá-la e ao mesmo tempo divulgar o legado científico deixado pelos diversos povos africanos e omitidos pela história europeizada”, disse a coordenadora do Neabi, Izanete Souza.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A TV Bem Baiano está de cara nova!

Com o propósito de dinamizar os vídeos e divulgar melhor as ações institucionais, a TV Bem Baiano mudou seu formato. Com a nova programação, a TV ganha em dinamismo e em versatilidade, além de ampliar a participação dos diversos atores do IF Baiano.

Programetes são programas curtos, com, no máximo, 5 minutos, com temas bem delimitados e com objetivos de mensagem bastante claros, logo, apesar de ser um formato televisivo, percebemos que se encaixa muito bem para a linguagem e o “tempo” do YouTube e das redes sociais , onde o público não tem tempo a perder, quer praticidade e dinamismo”, esclarece o Técnico de Audiovisual, Eduardo Silva.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Projeto visa promover melhoria da citricultura baiana

Com um projeto aprovado pelo Edital Universal do CNPq, o professor do IF Baiano, Alexsandro Brito, participa de pesquisa que visa analisar o sistema de produção da citricultura baiana. “Existe a necessidade de uma avaliação que englobe o sistema solo-planta-atmosfera, observando os processos de entrada e saída da água do solo, as interações copa/porta-enxertos mais tolerantes às adversidades do ambiente edafoclimático, otimização das fertilizações e potencialidades de poluição do lençol freático”, disse Alexsandro Brito.

O professor esclarece que a Bahia é o segundo maior produtor de citros no Brasil. A citricultura baiana requer um tratamento específico do solo, especialmente no período seco. “A resistência do solo à penetração radicular é função do conteúdo de água e, como nas principais regiões baianas, produtoras de citros, existe um período de praticamente cinco meses de seca, o fator de produção água atinge as plantas tanto pela influência na nutrição mineral, como também pela questão física do solo”, disse.