sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Campus Mangabeira promove evento sobre saúde

No fim do ano passado, o Campus Governador Mangabeira promoveu a Feira de SAúde Preventiva, destinada ao público interno e externo. Foram abordados temas como parasitoses em cães e gatos domésticos; febre chikungunya; saúde, esporte e nutrição; avaliação física e nutricional com cálculo do IMC (índice de massa corpórea; teste de acuidade visual; aferição (medição) de pressão arterial; método pilates e seus benefícios; saúde bucal; DST; anemia falciforme.


Um dos destaques do evento foi estande das sensações, realizado por estudantes da UFRB. “A ideia do corredor da sensações surgiu em 2012 para trabalhar com a questão das DST [Doenças Sexualmente Transmitidas] de forma lúdica”, disse Samara Sampaio, estudante de enfermagem da UFRB.

Também houve o momento para prática de pilates, “amei a feira, gostei muito e espero que tenha mais vezes. Aprendi a me prevenir com relação a muitas doenças, inclusive a chikungunya. Gostei muito do pilates, pois você exercita o corpo, faz se sentir mais leve com a interação com o próprio corpo”, disse o estudante de informática, Daniel Alves.

Cristiane Costa, nutricionista do campus e organizadora do evento, disse que a próxima feira deve ocorrer em meados desse ano. “Como instituição de ensino, o evento é muito bem-vindo, pois vai tratar de assuntos ligados a comunidade externa e aos nossos alunos. Pesamos em fazer em meados do ano, com mais temas e variedades de estandes”, disse.




"Algumas pessoas acham que atividade física é varrer uma casa, limpar um quintal, mas exercício físico é quando a gente parte de um repouso para um gasto calórico com o objetivo de melhor qualidade de vida".
Danilo da Silva, educador físico - Secretaria Municipal de Saúde


Conscientizar as pessoas sobre o bem de uma boa saúde. O pilates é muito bom para saúde. É importante buscar o bem estar e métodos que fazem bem a saúde. É um aprendizado novo, coisas que eu vou levar para o resto da vida como experiência”.
Tailane de Jesus, estudante de Manutenção de Suporte em Informática



"Temos casos suspeitos de chikungunya, em nove municípios da região. Apenas um caso confirmado. Tentar diminuir a proliferação dos mosquitos. Diminuir água parada. Evitar garrafas e pneus com água. As medidas de prevenção são as mesmas do mosquito da dengue".
Manuela Mattos, fisioterapeuta – Diretoria Regional de Saúde

"O IF Baiano tem a função de se envolver com a comunidade interna e externa, não apenas através dos cursos técnicos e graduação tradicionalmente ofertados. As portas do IF Baiano são abertas a comunidade, para que possam verdadeiramente interagir conosco a ponto de estarmos fazendo transformações efetivas".
Fred Julião, professor do IF Baiano 

Fotos: Ascom/Governador Mangabeira - Sara Mamona
Texto: Ascom/Reitoria com colaboração da Ascom/Mangabeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário