quinta-feira, 16 de abril de 2015

Capacitação de Servidores: IF Baiano faz adesão ao Acordo entre Enap e Conif



Dentro das propostas de trabalho do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica), está o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Conselho com validade de três anos.


O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está entre as 32 instituições (Institutos Federais das cinco regiões e mais o Colégio Pedro II) que assinaram o Termo de Adesão.

Em entrevista ao Blog Bem Baiano, o Reitor Geovane Nascimento conversou sobre esse Acordo e quais são os benefícios para a comunidade interna e a sociedade de maneira geral. 

 

Blog Bem Baiano – Como surgiu essa proposta?
Reitor Geovane Nascimento - A proposta surge do atual novo presidente da Enap (Gleisson Rubin). Ele fez essa proposta para o Conif na penúltima reunião e os reitores tiveram a oportunidade de conhecer a minuta. Solicitamos uma ampliação dos nossos servidores nesse projeto e, então, a maioria dos Institutos aderiu.

Blog Bem Baiano – Qual a importância para o IF Baiano?
Reitor Geovane Nascimento - Vai potencializar para o nosso Instituto a capacitação de nossos servidores. Ampliando ainda mais para outros órgãos federais e até da esfera municipal e estadual. Os nossos servidores, técnicos e docentes, poderão participar como professores da Enap.


Blog Bem Baiano – Como a sociedade baiana se beneficia com esse Programa?
Reitor Geovane Nascimento – O retorno é muito importante porque a grande maioria dos nossos servidores, principalmente da Rede Federal de Educação Profissional, é servidor novo. Nós ainda temos campi em implantação. Como a Escola Nacional de Administração Pública oferta cursos especialmente nessa área de gestão, os servidores terão oportunidade de serem bem capacitados na parte de gestão pública.

Blog Bem Baiano – Como acontecerá esse processo de capacitação na prática?
Reitor Geovane Nascimento – Destaco como mais importante é que esses cursos da Enap estavam sendo ofertados lá em Brasília porque eles têm uma estrutura inclusive de alojamento, refeitório. Com a capilaridade dos Institutos, vai potencializar de uma forma muito expressiva o número de servidores que poderá ser capacitado. Então, a ideia é que, em vez de ir para a Enap, nós nos nossos 14 campi passaremos a ofertar esses cursos; tem a questão da economia e o número de servidores que a gente pode capacitar muito rapidamente.

Já existem os cursos da Enap. Nós seremos os demandantes. Vamos fazer nossa pesquisa interna sobre quais serão os cursos que queremos ofertar, vamos solicitar da Enap a administração desses cursos, podemos inclusive inserir cursos novos. Temos nosso plano de trabalho: desenhar junto com a Enap e a partir daí desenvolver esses cursos. Nossos servidores tanto técnico quanto docente nas diferentes áreas de atuação poderão participar de um curso de treinamento para compor o banco de instrutores da Enap, ministrar esses cursos tanto aqui nos nossos campi ou até um convite externo para outro campus ou outro estado se for o caso e a Enap irá remunerar esses servidores.

A Enap está expandindo e aproveitando a capilaridade dos Institutos com mais de 560 campi no Brasil. Em vez de ter uma Enap, vamos ter polos da Enap”,
destaca Geovane.

Valoriza os servidores que já tenham experiência e vai passar
essa experiência para os demais”, enfatiza o Reitor

Blog Bem Baiano – Como vai acontecer a escolha dos cursos no IF Baiano?
Reitor Geovane Nascimento – A ideia é aqui internamente a DGP (Diretoria de Gestão de Pessoas) fazer esse levantamento junto aos diretores (na Reitoria, também acontecerá). A gente vai planejar agora para 2015 e 2016 e a partir daí ofertar esses cursos. A gente vai ter esse diagnóstico primeiro de quais cursos são prioritários para atender já em 2015.

Eu, particularmente, (considero) áreas fundamentais na primeira demanda a gestão estratégica com o uso do Balanced Scorecard. Acho importante o Planejamento Estratégico, uma ferramenta de gestão para profissionalizar cada vez mais a gestão, gestão orçamentária e financeira para as pessoas que trabalham na Pró-Reitoria de Administração e nas Diretorias Administrativas (são cursos bem específicos), cursos na área de Gestão de Pessoas... Diretores vão indicar quantitativo. 30% das vagas serão para servidores do IF Baiano, o restante a gente abre para outros órgãos da esfera federal, ainda município e estado.

Blog Bem Baiano – O que cabe ao IF Baiano neste Termo de Adesão?
Reitor Geovane Nascimento – Cada Instituto vai estar assinando o seu Termo. O que a gente assinou agora foi com o Conif, mas aqui a gente tem a elaboração da proposta do plano de trabalho anual. Caberá aos Institutos garantir as condições necessárias para a execução do plano, a infraestrutura, as instalações, a divulgação na região para a montagem de turma.


Enap/Banco de Imagens/Fotografia: Ana Paula Fornari Benvegnu - https://www.flickr.com/photos/enapgovbr/sets/72157651453151748/
Produção local/Entrevista/Redação – IF Baiano/Reitoria/Comunicação/Jornalismo http://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/?p=30449





Nenhum comentário:

Postar um comentário