quinta-feira, 23 de julho de 2015

Professor fala sobre participação em eventos internacionais

Doutor em Biologia Vegetal, pela Universidade de Federal de Viçosa, professor Cláudio Meira, do IF Baiano – Campus Guanambi, fala sobre a importância da participação em eventos científicos. Ele vem desenvolvendo pesquisas na área de botânica e educação ambiental, através do Grupo de Pesquisas Estresse Ambientais e Meio Ambiente.

Nesta entrevista, Cláudio também conta sobre sua participação no 8º International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, que aconteceu na Espanha.
 

Bem Baiano - Qual é a importância desse evento para a sua área? O que viu de mais interessante e curioso entre as pesquisas apresentadas?

Cláudio - O evento congrega pesquisas de ponta desenvolvidas em todo o mundo. Todos os trabalhos voltados para minha área do conhecimento (Estresses Ambientais em Plantas) foram interessantes, mas, referencio alguns que particularmente me chamaram a atenção que foi um trabalho desenvolvido no deserto do Sinai, em Israel, onde se plantava e produzia frutas em uma área co precipitação de 100 mm anuais e com o mínimo de fornecimento via irrigação ,visto a carência de água e a necessidade de uso racional da mesma, modelo que poderia ser testado no semiárido nordestino. Outro estudo curioso estava voltado para a produção de uvas em regiões áridas com aplicação de pequenas quantidades diárias de água via irrigação na Califórnia, fato que poderia ser aplicado na região do São Francisco, pensando no futuro do rio da Integração Nacional.

Bem Baiano - Quais projetos de pesquisa que desenvolve? Em que momento da pesquisa está?

Cláudio - Além de participar, lidero o Grupo de Pesquisa Estresses Ambientais e Meio Ambiente. São desenvolvidos diferentes projetos voltados para o estudo dos efeitos dos estresses ambientais antropogênicos nas plantas, além de projetos de educação ambiental.


Bem Baiano - É a sua primeira participação em um evento internacional? Se sim, o que achou de mais interessante? Se não, o que esse evento em particular agrega à sua formação e ao seu trabalho?

Cláudio - Já participei de outros eventos antes. Além do conhecimento adquirido com as palestras, troca de experiências com estudiosos de países como Itália, Espanha, Portugal, Austrália, Tunísia, Egito, Omã, foi possível perceber que nossa linha de trabalho não está distante do que é trabalhada no mundo, não só em desenvolvimento de pesquisa, mas também na forma como esta é pensada, o que é muito importante para obtenção de respostas para questão tão eminentes como a da falta de água e seu uso racional.

Bem Baiano - Foi a primeira vez que você encaminha trabalho científico para esse evento? Se sim, esperava ser selecionado? Por quê?

Cláudio - Sim, foi a primeira vez que encaminhamos trabalhos científicos e participamos deste evento. Dado o restrito número de trabalhos selecionados em todo o mundo neste mesmo evento em outras ocasiões, tínhamos esperança de que pelo menos um deles fosse aceito, mas, para nossa surpresa os dois que enviamos foram selecionados sendo os únicos trabalhos representando o Brasil e um dos 18 da América Latina. Acreditamos que nossa pesquisa tem mérito e o que busca está em consonância com a tendência mundial em relação às mudanças climáticas e seus efeitos na agricultura.

Bem Baiano - Por que acha que seu trabalho esteve entre os dois escolhidos no país? O que sua pesquisa traz de destaque para a área e o meio científico?

Cláudio – A pesquisa traz informações pouco estudadas sobre a fisiologia e a fenologia de plantas de citrus em condições subtropicais expostas a diferentes regimes de irrigação, além da qualidade pós-colheita dos frutos, servindo de parâmetro para o uso racional da água e indicando o momento ideal para irrigar as plantas, sem perdas na produção de frutos comercialmente aceitáveis além de promover o uso racional da água.


Bem Baiano - Sua pesquisa já foi publicada em periódicos científicos? Quais?

Cláudio - Depois de mais de um ano de pesquisas realizadas através de um pós-doutorado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas e apoio do IFBaiano – Campus Guanambi, foi possível submeter dois artigos “Irrigation with controlled water stress and its effects on physiology and phenology of ‘Navelate’ orange” e “Water availability effect on gas exchange and on phenology of ‘Cabula’ orangel” que foram aceitos para publicação na revista Acta Horticulturae. Dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos, publicaremos, até o final deste ano, mais dois trabalhos em revistas.

Bem Baiano - Por que é importante para os pesquisadores do Instituto participarem de eventos científicos? Especialmente os internacionais? O que isso agrega à formação do pesquisador? O que contribui para o desenvolvimento da Pesquisa no Instituto?

Cláudio - A participação em eventos nacionais e internacionais deve ser estimulada, pois representa uma oportunidade de interação com outros pesquisadores, além de possibilitar o aprimoramento do conhecimento, divulgamos o trabalho que realizamos e divulgamos também o nome da instituição que trabalhamos. Também serve para troca de conhecimentos e avaliações dos trabalhos desenvolvidos em outros locais, servindo de base para verificação das atividades desenvolvidas e atualização dos conhecimentos que serão usados em novas pesquisas e nas aulas dos componentes que trabalhamos.


Bem Baiano – Como as ações de pesquisa tem se desenvolvido para melhoria dos arranjos produtivos locais? 
 
Cláudio - Estamos desenvolvendo pesquisas com espécies nativas da Caatinga e exóticas comuns da região, onde buscamos conhecer e quebrar a dormência das sementes, desenvolvendo métodos que promovam um melhor estabelecimento destas espécies no campo e promovam o repovoamento de áreas desprovidas de vegetação. Além da pesquisa, realizamos também trabalhos de educação ambiental, no Campus Guanambi, além da distribuição das mudas produzidas aos funcionários e estudantes do que difundem as essências florestais em diferentes localidades da região.

Foto: Arquivo do professor Cláudio Meira

Nenhum comentário:

Postar um comentário