quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Professor realiza pesquisa sobre segurança da informação

O professor Allan Araújo, do campus Santa Inês, vem desenvolvendo uma pesquisa sobre a forma de compartilhar dados de forma segura nos serviços web. De acordo com o professor, a solução proposta permitirá, aos programadores, o desenvolvimento de serviços com mais velocidade de processamento. “[O artigo] trata, basicamente, de um midlleware (camada de software intermediária) utilizada para multi criptografar dados em mensagens compartilhadas entre Serviços Web, promovendo a segurança destas mensagens em termos de confidencialidade, autenticidade e integridade”, disse.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Política de Assistência Estudantil é debatida com os estudantes



Desde do ano passado, a Pró-Reitoria de Ensino vem discutindo com os estudantes a Política de Assistência Estudantil do IF Baiano. No fim do ano, foi criada uma comissão de revisão da Política, com a participação de representantes dos estudantes e das Comissões Locais de Assistência Estudantil. “Nesse sentido, foi feito um diagnóstico em todos os campi em relação aos Programas da Política (o que está dando certo, o que precisa melhorar, o que precisa ser criado). A partir de agora, serão eleitos os programas que devem ser mantidos e os que precisamos criar”, disse Helena Coura, diretora de Assuntos Estudantis do IF Baiano.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Campus Mangabeira promove evento sobre saúde

No fim do ano passado, o Campus Governador Mangabeira promoveu a Feira de SAúde Preventiva, destinada ao público interno e externo. Foram abordados temas como parasitoses em cães e gatos domésticos; febre chikungunya; saúde, esporte e nutrição; avaliação física e nutricional com cálculo do IMC (índice de massa corpórea; teste de acuidade visual; aferição (medição) de pressão arterial; método pilates e seus benefícios; saúde bucal; DST; anemia falciforme.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

IF Baiano adere ao Programa de Pesquisadores Franceses

O IF Baiano está entre os dez Institutos Federais selecionados pelo Programa de Pesquisadores Franceses (Chamada CONIF/AI n. 1/2014). O programa será implementado num período de nove meses, através da atuação de pesquisadores franceses, nos campis Uruçuca e Itapetinga.

Michele Sena, chefe do Núcleo de Relações Internacionais do IF Baiano, disse que a proposta foi submetida a partir da experiência desenvolvida com a Escola Prática de Agricultura de Binguela (EPAB), em Camarões. “Uruçuca foi escolhido por causa da EPAB. Lá é o campus que tem as condições semelhantes a de Camarões. E Itapetinga porque tem um professor da área de Letras com formação em francês e poderá orientá-lo [o pesquisador francês] na questão metodológica de ensino da língua”, esclareceu.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Projeto visa o desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia

O IF Baiano, Campus Teixeira de Freitas, está com um projeto em andamento para disseminar a política territorial e qualificar a gestão social de desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia. É através da criação de Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Terriotiral do Extremo Sul – Nedetes – que os envolvidos com o projeto no IF Baiano pretendem promover a participação da sociedade nas discussões que envolvem os trezes municípios do extremo sul baiano.  

“Propiciar vez e voz aos atores destas comunidades é, não apenas criar condições, mas conclamar as comunidades a participarem e opinarem sobre o que entendem como melhor para si, com vistas a modificar as políticas públicas”, disse a professora Cintya Flores, coordenadora geral do projeto.