quinta-feira, 28 de maio de 2015

Pesquisadores baianos apresentam trabalho sobre licuri em evento latino-americano




No período de 1o a 4 de junho, pesquisadores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Aurélio Carvalho e Márcio Harrison (foi professor substituto até fevereiro de 2015), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Iracema Lima - e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – Pablo Piras - e a presidente da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes) – Josenaide Alves - apresentam o trabalho Licurí, Tecnología Y Sustentabilidad en las Caatingas” no XIII Congreso deLatinoamericano Extensión Universitaria em Havana, Cuba.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Momento Científico em Recife: pesquisadores expõem seus trabalhos


Hoje, 27, e amanhã, 28 de maio, entre as diversas atividades as quais o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está envolvido, no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (III FMEPT), um dos destaques está na Mostra de Posters com os trabalhos “Disseminação de Educação Ambiental através do Processo de Compostagem, IF Baiano – Campus Valença, pesquisador Adeilton Menezes, e “Uma abordagem sobre Diversidade e Cultura Indígena no IF Baiano – Campus Teixeira de Freitas, pesquisadores Marta Kurosaki, Renato Aurélio e Flávio Vieira (juntamente com estudantes do 3o ano).

Tecnologia VoIP a favor do desenvolvimento institucional


Neste primeiro semestre, o Instituto Federal Baiano/Reitoria iniciou o uso de mais um serviço tecnológico – VoIP. Ele (fone@rnp) permite que os usuários das instituições as quais compõem a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) se comuniquem por voz (via telefone comum, telefone IP ou softphone) pela Internet ou pela Rede IPÊ.

Pelo serviço, é possível otimizar os gastos nas ligações interurbanas (inclusive quando a instituição destino completa chamadas para a rede pública de telefonia). “Mais do que isso, o fone@rnp permite que o usuário final faça uso da telefonia convencional por meio de uma mobilidade própria dos serviços de internet”, afirma André Rezende, coordenador de tecnologia/Reitoria.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Professores falam sobre expectativas para o III Fórum Mundial



O IF Baiano marcará presença no III Fórum Mundial de EducaçãoProfissional e Tecnológica. O Instituto estará participando, nestes próximos quatro dias (26-29 de maio), de atividades científicas, gastronômicas e culturais, voltadas para temática “Diversidade, Cidadania e Inovação.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Reitoria do IF Baiano entrega donativos para vítimas da chuva em Salvador

Ontem, o IF Baiano entregou, para as Voluntárias Sociais da Bahia, as doações realizadas pelos servidores e comunidade de Salvador para as vítimas da chuva na cidade. A campanha “Doe Esperança” foi promovida pela Reitoria do Instituto, que recolheu roupas, alimentos e artigos de higiene.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

IF Baiano participa da Comissão Organizadora de Congresso Internacional de Parasitologia




De 27 a 31 de outubro, acontecerá, em Salvador, o Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP) junto com o Congreso Latinoamericano de Parasitología (FLAP). E este ano o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), pela primeira vez, participará da Comissão Organizadora.

Com o tema “Parasitologia: Passado, presente e futuro”, o evento traz como discussão “os desafios atuais da parasitologia e os fatores que levam a persistência, expansão, emergência e reemergência das parasitoses no Brasil e nas Américas, além de comemorar o cinquentenário da SBP”, afirma Fred Julião, coordenador de pesquisa do Campus Santa Inês.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Mestrado Profissional em Zootecnia no Campus Santa Inês


Agora, em maio, o Instituto Federal Baiano/Campus Santa Inês conduz um diálogo com a comunidade acadêmica sobre a implementação do mestrado profissional em Zootecnia no contexto da agropecuária familiar. “Espera-se alinhamento de uma proposta do mestrado profissional, tendo em vista a qualificação dos profissionais e o desenvolvimento de tecnologia social e informações que contribuam para desenvolvimento do semiárido”, explica Carlindo Rodrigues, professor e mediador no evento.

domingo, 10 de maio de 2015

Servidoras do IF Baiano falam sobre ser mulher e mãe



Profissionais de áreas diferentes, cidadãs, mulheres que em seus afazeres diários no IF Baiano contribuem para a formação de um ambiente de trabalho mais harmonioso, falam sobre o papel da mulher na sociedade e os desafios da maternidade.

A professora Camila Santana, a assistente social, Zildeni Martins, a assistente em administração, Arlete Santos, e as Técnicas em Assuntos Educacionais, Tâmara Monteiro e Sara Mamona concederam esta entrevista para a equipe do Blog Bem Baiano. 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Campus Lapa oferece especialização com apoio da FAPESB

Contemplados pelo incentivo do Edital nº 10 de 2014 da Fapesb e a partir das ações que o Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (Lapprudes) vem desenvolvendo na região, o Campus Bom Jesus da Lapa oferecerá a especialização em Inovação Social com Ênfase em Economia Solidária e Agroecologia. Será o primeiro curso de especialização sobre a área no Estado da Bahia.

O principal foco do curso é estimular os profissionais a propor estratégias de intervenção e mediação de processos de inovação social no semiárido, com base em princípios de agroecologia e economia solidária. Entre as disciplinas abordadas no curso, pode-se destacar: Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, Agroecologia Contextualizada ao Semiárido, Economia Solidária.

Nesta entrevista, o coordenador do curso, Davi Costa, fala sobre as metodologias que serão aplicadas no curso, seu público-alvo e a atuação integrada com outras instituições e com a comunidade. 

terça-feira, 5 de maio de 2015

Servidores do IF Baiano farão exames médicos periódicos



Com a ação promovida pelo Núcleo de Promoção à Saúde, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) convoca a primeira lista de servidores que farão exames médicos periódicos. Segundo Marco Tulio Souza, chefe do Núcleo, a proposta é avaliar a saúde dos trabalhadores a fim de orientar quanto a fatores de risco (físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos).

O direito à realização dos mesmos veio com o artigo 206-A da Lei nº 8.112/90 e regulamentado pelo Decreto 6.856, de 25 de maio de 2009 e pela Portaria Normativa SRH nº 04, de 15 de setembro de 2009. Dentro do Instituto, a expectativa é alcançar mais de mil servidores com a ação.

Em entrevista ao Bem Baiano, Marco conta um pouco mais sobre esse processo dentro do IF Baiano.