sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Professora fala sobre o mês da Consciência Negra

Imagem de Campanha do Ministério da Educação
Hoje, dia da Consciência Negra, data do assassinato de Zumbi. Marco para o reconhecimento das origens africanas, que “concretiza simbolicamente a política afirmativa do empoderamento negro”, disse a professora do Campus Santa Inês, Arlene Malta, Mestre em Educação, em entrevista para o Blog Bem Baiano.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Medalhistas do IF Baiano contam sobre as conquistas no JIF 2015


Entre os dias de 27 de outubro e 1º de novembro aconteceu em Natal (RN) os Jogos das Instituições Federais (JIF) 2015. O IF Baiano marcou presença no evento com uma delegação de 45 alunos, que participaram de diversas modalidades, como: Vôlei de praia; Futebol de campo; Futsal; Handebol e Atletismo 100m, 400m, 800m, 1500m, 5000m.

Equipe de Atletismo Francisco, Hemerson e Tauney com a Comissão de Educação Física Esportes e Lazer, Professores Fernanda, Cleber e Mario Cleber

Servidores falam sobre os 35 anos do Campus Itapetinga

Em atenção aos 35 anos do Campus Itapetinga, comemorados neste mês, servidores e estudantes falaram sobra a importância do IF Baiano em suas vidas e para região. A solenidade de comemoração foi regada por músicas, executadas por estudantes do Campus. Além da comunidade acadêmica, autoridades locais também estiveram presentes e servidores foram homenageados.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Professor lançará livro sobre escravidão no Recôncavo Baiano

Doutor em História Social, pela UFBA, o professor Marcelo Oliveira, do Campus Catu  lançará o livro  “A Imperial Vila de Santana do Catu: histórias de uma comunidade escravista no Recôncavo Baiano”, da Quarteto Editora. O lançamento ocorrerá no dia 25, durante as comemorações do Mês da Consciência Negra, no Campus.

Nas suas 140 páginas, o autor descreve o escravismo como fator histórico que ajudou a fomentar a desigualdade social e racial no país.  A obra é dividida em sete capítulos, facilitando a compreensão de como se processou a economia açucareira e o trabalho escravo na Vila de Catu. Parte dos exemplares serão distribuídos em bibliotecas e num curso de formação sobre a Aplicação da Lei que torna obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira na sala de aula, numa perspectiva local.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Alunos do Campus Uruçuca participam de evento internacional

Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IF Baiano - Campus Uruçuca participaram entre os dias 10 e 23 de outubro do Fórum Franco Brasileiro Ciência e Sociedade, que aconteceu em Arras, na França e que teve como temática “Agroecologia e Água”. Sob orientação da docente Cinira Fernandes, os estudantes Dimas Dantas, Itaiara Francisca Arcanjo, Kaelem Silva e Marcia Eduarda Santana foram escolhidos através do Edital 12/2015 do IF Baiano.

A docente Cinira Fernandes e os estudantes Dimas Dantas, Itaiara Francisca Arcanjo, Kaelem Silva e Márcia Eduarda Santana

Os discentes participaram de debates, seminários, oficinas e visitas técnicas. Já no Brasil conversamos com dois desses alunos. Dimas Dantas e Márcia Eduarda Santana contam sobre as experiências e os projetos levados para o evento.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Palestra discute Ergonomia e Saúde do Trabalhador no IF Baiano

Conforto e segurança resultando em melhor desempenho laboral. Essa é fórmula de sucesso da Ergonomia, um estudo que investiga métodos e ações para que a relação das pessoas com o seu ambiente de trabalho seja a melhor possível. Com o intuito de informar os servidores do IF Baiano sobre a importância da Ergonomia para a qualidade de vida no trabalho, o assunto o foi tema de palestra, realizada no último dia 29, durante as comemorações do Mês do Servidor Público, no IF Baiano (Reitoria). 

De acordo com o fisioterapeuta e ministrante da palestra, Gustavo Uzêda, a ergonomia é aplicada em desde o funcionário que passa horas sentado àquele que realiza trabalhos que exigem maior esforço e movimentação. Os pontos essenciais da ergonomia estão relacionados à segurança no trabalho  e à prevenção de acidentes laborais.