quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Estudantes criam blogs sobre microrganismos e ajudam a compartilhar conhecimento

Neste blog, alunos abordam o microrganismo Lactobacillus casei Shirota.
Uma ideia que nasceu no curso técnico em Alimentos do Campus Santa Inês tem ajudado alunos do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) a compartilhar conhecimento com a comunidade através do uso de um ambiente muito familiar para eles: a internet.

Com a crescente evolução das tecnologias da informação, ampliação do acesso às redes virtuais e um mundo de possibilidades na palma da mão, com a multiplicação do uso dos smartphones, os jovens, sempre conectados, possuem hoje hábitos de aprendizagem que acontecem, cada dia mais, no ambiente virtual.

Partindo dessa visão, o professor e coordenador do laboratório de Microbiologia do IF Baiano do Campus Santa Inês, Vinícius Reis, propôs aos seus alunos a criação de blogs para reforçar e disseminar o conteúdo absorvido em aula. Segundo ele, que adota a atividade desde o ano letivo de 2014, “uma das formas de estimular a '‘correta’' utilização dessas ferramentas foi incentivar os estudantes a criarem blogs com conteúdo informativo relacionado aos temas abordados na disciplina”.

Desde então, mais de 70 alunos já foram envolvidos na atividade, com aproximadamente 20 blogs criados, a exemplo do Lactobacillus Casei Shirota (imagem acima). Os sites são criados a cada nova turma de estudantes que ingressa no terceiro ano do Curso Técnico em Alimentos do Campus Santa Inês e fica a cargo dos alunos a responsabilidade da atualização e manutenção do conteúdo.

De acordo com Vinícius, as temáticas dos blogs são definidas a partir de conteúdos discutidos em sala de aula, evidenciando principalmente microrganismos relacionados ao preparo, elaboração ou transformação de alimentos. “O objetivo da criação dos blogs é conscientizar os estudantes sobre a importância que os microrganismos têm sobre nosso cotidiano e, principalmente sobre nossa alimentação e saúde”, explica o docente.

E o resultado obtido com a atividade têm sido perceptível e faz toda a diferença no aprendizado. “O resultado dessa prática é o crescente interesse pelos estudantes em pesquisar conteúdos informativos em sites de busca e, periódicos do portal da CAPES, estimulando o aprofundamento em temas que muitas vezes não podem ser abordados em sala de aula”, comenta. 

Conheça mais blogs criados pelos alunos do curso de Alimentos: Mundo da Microbiologia, Bactérias propiônicas e indústria alimentícia, Microbiologia, Kluyveromyces Marxianus

Nenhum comentário:

Postar um comentário