quarta-feira, 9 de março de 2016

Estudantes criam jornal escolar para a comunidade acadêmica do Campus Guanambi

Com o intuito de estabelecer uma ponte entre as informações do Instituto Federal Baiano e a comunidade acadêmica do Campus Guanambi, as alunas do curso técnico em Agropecuária, Layne Rocha e Ana Cláudia Martins, tiveram a ideia de produzir um jornal escolar. Assim nasceu o Jornal IF Acontece. No entanto, ao colocar a ideia em prática, as estudantes descobriram que o projeto poderia ser muito mais do que o esperado. Através dele, elas aprenderam a desenvolver a criatividade, o senso crítico, a conhecer melhor a realidade local e obter uma nova visão sobre a mesma.

Para orientar e coordenar o projeto, as estudantes contaram com o apoio da técnica em assuntos educacionais, Leila Miranda, que considerou a necessidade de divulgação contínua do meio escolar ao abraçar o projeto. “A ideia do jornal se constitui importante meio de comunicação e divulgação de ações desenvolvidas dentro e fora do campus, além de incentivar a leitura com criticidade e a discussão sobre a realidade, apresentando a dinâmica social”, comenta Leila sobre a relevância do projeto que hoje é contemplado pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão Junior (Pbiex Jr).


As alunas Ana Cláudia e Layne e a
orientadora do projeto, Leila Miranda. 
A produção do jornal é feita pelas próprias alunas, que buscam assuntos variados relacionados ao Instituto, como viagens, exportes e outros assuntos acadêmicos. As edições têm frequência bimestral. A partir da definição das pautas, as notícias são elaboradas com o apoio do Núcleo de Comunicação do campus, que colabora com noções gerais sobre diagramação, direitos autorais e texto jornalístico. O jornal possui quatro páginas e também possui um espaço reservado para os alunos mostrarem seus talentos, como poesias, desenhos e outros trabalhos.

De acordo com a estudante Layne Rocha, fazer parte desse processo contribuiu significativamente para a sua formação profissional. “Obtive novos conhecimentos, em como diagramar um jornal, montar matérias interessantes, ter contato direto com os diferentes gêneros jornalísticos, entre várias outras coisas”, relata. Para Ana Cláudia, a oportunidade também foi avaliada positivamente. “A experiência de lidar com um jornal escolar tendo que conversar e interagir com os alunos foi ótima, o fato de estar mais ligada às novidades do Instituto e ter que inserir isso no jornal é maravilhoso e isso me motiva cada vez mais”.

A orientadora do projeto acredita na importância de existir um informativo escolar como esse nos dias de hoje, o qual tem a proposta de envolver a comunidade escolar e local a partir da veiculação de informações e acontecimentos do Instituto. Além disso, aponta que existem outros benefícios do projeto: “Atingimos de forma objetiva a produção textual e a prática da leitura através dessas criações, proporcionando um conhecimento significativo, estimulando a capacidade argumentativa e despertando a criatividade e a produção artística e cultural”, acrescentou.


E o projeto de extensão vai além dos portões do IF Baiano. O jornal também será desenvolvido no Colégio Municipal José Neves Teixeira, em Guanambi. “Iniciaremos lá assim que retornarem das férias, trabalhando com os alunos do 9º ano. Temos o intuito de mostrar a importância de um jornal do âmbito escolar, trabalhar seus conteúdos jornalísticos, diagramação, e vários outros fatores que englobam esse assunto, montando um jornal para a escola deles”, conta a aluna Layne Rocha.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário