sexta-feira, 27 de maio de 2016

Agropecuária no IF Baiano: nove campi oferecem esse curso à comunidade

Turmas dos 1o e 3o semestres / Campus Uruçuca

Segundo semestre nas proximidades. Pensar em uma formação pode ser uma opção para cuidar do futuro

Em breve, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) abrirá processo seletivo para cursos técnicos nos Campi Uruçuca e Valença e, entre as opções, está o curso técnico em agropecuária na modalidade subsequente (dois anos).



Esse curso técnico habilita futuros profissionais a atuarem em fazendas, associações, cooperativas, serviço público, autônomo (assistência técnica) e ainda com manejo zootécnico e fitotécnico e elaboração e condução de projetos topográficos, agropecuários e ambientais. Portanto, ser um estudante de agropecuária está entre ser e/ou ter afinidade com o meio rural (assentamentos, comunidades quilombolas, propriedades rurais). Para Juliana Torres, coordenadora do curso no IF Baiano – Campus Uruçuca, a formação também possibilita às pessoas do meio rural “produzir bem com conhecimento e tecnificação”, diz.

Na parte prática do curso, estudar agropecuária significa aprender assuntos das áreas animal e vegetal. “Na área animal, temos as Unidades Educativas de Produção (UEPs) que permitem os alunos vislumbrar práticas em bovinocultura, suinocultura, avicultura e apicultura; na área vegetal, eles aprendem o manejo que envolve do preparo do solo, plantio até a pós-colheita de frutíferas, olerícolas, cultura do cacau, cafeicultura, heveicultura, árvores e plantas ornamentais, medicinais e cultivos anuais (milho, feijão e mandioca). E ainda construções e instalações rurais; mecanização agrícola; irrigação; extensão rural, elaboração de projetos; educação no campo; noções de cooperativismo e associativismo”, descreve a coordenadora Juliana.

Juliana fala sobre o desafio da área: “se preparar e atuar em áreas inovadoras, como a produção visando a excelência em qualidade, com foco em sustentabilidade”, afirma a coordenadora. Geovane Guimarães, coordenador do curso no IF Baiano – Campus Valença, complementa: “inserção no mercado de trabalho e manter-se atualizado, pois as tecnologias para o setor agropecuário avançam muito rápido”, fala.

Em entrevista ao Bem Baiano, estudantes do curso nos Campi Uruçuca e Valença falam sobre o interesse pelo IF Baiano, o início de suas vivências profissionais na instituição e as expectativas de carreira.

Bem Baiano - Por que escolheu estudar no IF Baiano?

Adilson Souza (Uruçuca) - O único Instituto mais próximo à cidade onde moro, Itabuna-BA, que oferece o curso técnico em agropecuária que é bastante relativo ao curso de agronomia. Além de ser uma instituição federal, o estudo acadêmico é de grande competência com ótimos professores.
Verônica Silva (Valença) - Porque o IF Baiano é uma instituição de renome na cidade de Valença.
Joileuza da Conceição (Valença) - Por ser uma instituição de grande porte, ter nome reconhecido e respeitado na sociedade, pois prepara seus alunos com dedicação e competência onde os mesmos saem preparados para o mercado de trabalho e vendo a natureza com outros olhos.

Bem Baiano - Por que o interesse por esse curso?

Adilson Souza (Uruçuca) - O que move e está crescendo de forma constante no mundo atualmente é o mercado agropecuário. Um setor de grande importância para humanidade. Então, escolher o curso de técnico em agropecuária em função de exercer atividades relativas é para que eu possa estar ajudando a desenvolver, de forma indireta e direta, as questões agropecuárias, para que possamos ter um bom retorno do que cultivamos.
Verônica Silva (Valença) - Porque busco ampliar meus conhecimentos no meio rural.
Joileuza da Conceição (Valença) - Passo pela facilidade de emprego na minha região (Baixo Sul), pois há muitas oportunidades na área. Vi muitas pessoas que, ao terminarem o curso técnico em agropecuária, conseguiram trabalho na área com facilidade.
Depois de estar no Instituto, despertou em mim uma paixão pela área. Descobri coisas que nunca tinha ouvido e isso aumentou a minha curiosidade de ir mais fundo, tendo mais interesse pelo curso, querendo cuidar da natureza de outra forma, cultivando de forma sustentável.

Bem Baiano – E quanto ao curso: o que mais gosta e considera mais interessante e desafiador?

Adilson Souza (Uruçuca) - A área vegetal: uma área em que me identifiquei bastante, pois sempre gostei de plantas e também das amizades que foram feitas. O mais interessante foi o que eu não sabia: envolve toda essa amplitude no mercado agropecuário de extrema importância para a sociedade. O mais desafiador é saber enfrentar o mercado de trabalho como ele realmente é lá fora, fora da sala de aula: sempre teremos que estar pronto para solucionar um problema e sermos proativos no que fizermos.
Verônica Silva (Valença) - A integração entre sala de aula e campo. Mais interessante: a parte voltada para agricultura. Mais desafiador: algumas etapas da pecuária, pois nunca lidei com animais.
Joileuza da Conceição (Valença) - Tudo! Todas as matérias (disciplinas) são prazerosas, onde uma completa a outra, aumentando o conhecimento dos alunos. Tudo interessa, desde zootecnia até a maneira de cuidar do solo, pois, na natureza, uma coisa depende da outra: os animais da natureza e a natureza dos animais. O desafio é permanecer no curso, pois requer esforço, interesse e dedicação na área, especialmente para quem não gosta.

Bem Baiano – Como esse curso irá agregar à sua vida profissional?

Adilson Souza (Uruçuca) - Todo conhecimento nunca é demais. Por ser um curso de alto valor e importância, sem dúvidas não será apenas um certificado em meu currículo e, sim, um enorme conhecimento obtido que levarei por toda minha vida e irei aplicar e repassar a informação profissionalmente falando.
Verônica Silva (Valença) Atualmente, é necessário que se tenha um amplo conhecimento das diversas áreas para termos algo a mais no nosso currículo profissional.
Joileuza da Conceição (Valença) - O conhecimento adquirido na Instituição me dará certeza do que estarei fazendo sem medo de errar e tendo um bom desempenho na minha vida profissional.




Onde temos também esse curso:




























Fotografia: Acervo / Juliana Torres



Nenhum comentário:

Postar um comentário