sexta-feira, 17 de junho de 2016

Curso de agricultura: técnicos para atenderem a demanda do campo

 

O curso buscará atender as demandas das populações rurais – produtores rurais, povos quilombolas, agricultores familiares, comunidades ribeirinhas - , egressos do ensino fundamental, de modo geral, que tenham interesse em ampliar e qualificar o conhecimento teórico-prático vinculado ao setor de produção agrícola”, explica o coordenador do curso técnico de agricultura (forma integrada) no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Bom Jesus da Lapa, Fabio Gonçalves.

Essa formação, proporcionada pelo IF Baiano também no Campus Guanambi, propicia “um contato com a tecnologia agropecuária e contribui para que o egresso possa planejar, executar e monitorar etapas da produção agrícola; planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita das principais culturas; auxiliar na implantação e no gerenciamento de sistemas de controle de qualidade na produção agrícola; identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos; elaborar laudos, perícias, pareceres, relatórios e projeto; atuar em atividades de extensão e associativismo”, complementa o professor Gonçalves.

Na parte prática, o estudante pode integrar a teoria e as práticas de trabalho em momentos que acontecem “nos laboratórios do curso; nas visitas a empresas agrícolas da região; na realização do estágio; nas disciplinas dos núcleos temáticos (formas de trabalhar a teoria e a prática de modo mais veemente, uma vez que consolida o trabalho em equipe e a ampla discussão de problemas locais e regionais sob a ótica do pensar estratégico, do pensar para ação); na participação em eventos técnicos e científicos da área de agricultura; na participação em projetos de pesquisa e extensão”, fala o coordenador sobre a forma de aprendizado do estudante durante a sua formação técnica.

A partir do curso, espera-se um profissional preparado para atuar em empresas de produção e consultoria agrícola; instituições de assistência/assessoria técnica, extensão rural e pesquisa; comércio de equipamentos e produtos agrícolas; unidades de produção familiar; cooperativas e associações de produção agrícola e também de forma autônoma. “Um dos grandes desafios para os profissionais que vão seguir nesta área, no território em que nosso campus está inserido, está no convívio com as características ambientais do território. Produzir determinados gêneros agrícolas em áreas de clima semiárido exige tecnologias adaptadas à grande restrição hídrica. Ao mesmo tempo, tem-se um mercado de trabalho amplo que exige do profissional talento e criatividade para lidar com as novas necessidades ambientais vinculadas à produção de alimentos”, pontua Gonçaves.

Em entrevista ao Bem Baiano, dois estudantes do curso (forma integrada) no Campus Bom Jesus da Lapa falam sobre o interesse pelo IF Baiano, o curso e o futuro profissional.

Bem Baiano - Por que estudar no If Baiano?
Viviane Ferreira (estudante do curso técnico em agricultura / integrado) - Por ser uma instituição que cobre com todas as necessidades dos estudantes, tornando-se assim uma grande oportunidade para nós, alunos do ensino médio.
Lincoln Pereira (estudante do curso técnico em agricultura / integrado) - Eu escolhi estudar no IF Baiano porque a minha formação do ensino médio terá mais qualidade.

Bem Baiano - Por que o interesse por esse curso?
Viviane Ferreira (estudante do curso técnico em agricultura / integrado) - Mesmo sendo uma adolescente, (eu) me preocupo com o futuro do Brasil e, se formos parar pra pensar, a agricultura é uma área que não possui uma alta taxa de desemprego, podendo oferecer, mesmo que seja no futuro, grandes oportunidades de trabalho para mim e os meus colegas de curso.
Lincoln Pereira (estudante do curso técnico em agricultura / integrado) - Eu moro na zona rural e, desde criança, eu tenho contado com os animais e os alimentos que são plantados aqui. Com isso, surgiu o meu interesse no curso.

Bem Baiano – Quanto ao curso: o que mais gosta, mais interessante, mais desafiador, aulas práticas?
Viviane Ferreira (estudante do curso técnico em agricultura / integrado) - A relação professor-aluno quando o assunto é a discussão e o aprendizado de novos conhecimentos. Novas disciplinas, que talvez por eu nunca ter visto antes, no caso as disciplinas técnicas, se tornem mais interessantes.
Estudar em uma instituição federal e a forma de os professores se preocuparem com os alunos, com o nosso aprendizado.
Termos 17 matérias e darmos conta de todas elas.
As aulas práticas do campus são ótimas, nos distraímos e adquirimos novos conhecimentos. Gosto de tudo das aulas práticas, principalmente quando entramos em contato com o solo e desvendamos várias propriedades.
Lincoln Pereira (estudante do curso técnico em agricultura / integrado) - O que eu mais gosto no curso: as aulas práticas.
O mais interessante: as aulas que temos nos laboratórios.
O mais desafiador: as apresentações dos seminários.
A interação com as plantas que são cultivadas e com o solo.

Bem Baiano - Como esse curso irá agregar à sua vida profissional?
Viviane Ferreira (estudante do curso técnico em agricultura / integrado) – Inicialmente, eu não era tão agregada à agricultura em geral, mas isso mudou completamente quando entrei Instituto. Atualmente, estou encantada com o meu curso e, assim que eu me formar, pretendo fazer engenharia agronômica.
Lincoln Pereira (estudante do curso técnico em agricultura / integrado) - Ele será a minha base para que eu possa aprofundar mais na área da agricultura, pois pretendo fazer o curso de agronomia.


Onde estudar:

Bom Jesus da Lapa (integrado / subsequente)


Fotografia: Maria Isabel Pereira (estudante do curso / Campus Bom Jesus da Lapa)

- Edital do Processo Seletivo 2017 será lançado no 2o semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário