terça-feira, 21 de junho de 2016

IF Baiano vai lançar plataforma para cursos livres e gratuitos

Está previsto para julho, o lançamento da plataforma MOOC (Massive Open OnlineCourse) do IF Baiano. A plataforma oferecerá cursos livres em diversas áreas, através de vídeo. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Instituto TIM e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.   (Saiba mais:TIM Tec: reunião com Setec e IFs)


Qualquer pessoa pode participar do cursos na plataforma, que são gratuitos. Uma das características dos conteúdos da plataforma é a contextualização, onde o conhecimento vai sendo coproduzido por todos. No IF Baiano, a Assessoria Especial está cuidando da governança até o período de implantação da plataforma, que, a princípio, oferecerá os cursos do Instituto TIM e do IF Sul de Minas.


Essa portabilidade, aliás, é uma das grandes vantagens dessa plataforma e, a partir de sua implantação em toda Rede Federal, poderemos trocar conteúdos, multiplicando a capacidade de criação de cursos”, disse o assessor especial, Agnaldo Freire. Ele esclarece que para oferecer cursos próprios, o proponente deverá seguir algumas etapas que vão desde a elaboração de ementa até o processo de gravação – pré-produção, produção e pós-produção - e também uma avaliação pela Pró-Reitoria de Ensino do IF Baiano.

Muitos cursos poderão ser incorporados ao portfólio, sem falar nas produções que serão feitas pela própria comunidade do IF Baiano. Quando estivermos com nossa estrutura de produção de conteúdo estruturada, qualquer servidor do IF Baiano poderá criar e oferecer cursos”, complementou.

Os cursos MOOC são de curta duração, com carga horária em torno de 30h/aula, sendo 3h a 5h de vídeo. Além disso, há atividade para fixação de conteúdos, ferramentas de apoio como fóruns e materiais didáticos. Ao final do curso, o aluno recebe um atestado de realização. Quanto a qualidade dos cursos, Agnaldo esclarece que é verificada no momento de criação, quando os requisitos serão avaliados e, de acordo com o feedback dos alunos, poderá haver ajustes nos cursos para sua melhoria.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário