sexta-feira, 22 de julho de 2016

Pesquisa propõe melhoria na dinâmica da água no solo

O desafio diário da Ciência é tornar nosso cotidiano mais fácil, certo? Nessa perspectiva,
Alexsandro Brito, professor e pesquisador do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) / Campus Guanambi, juntamente com sua equipe de trabalho, desenvolve uma proposta de instrumento de medida do potencial mátrico da água no solo para facilitar as áreas de Ciências Agrárias e Ambientais. “O projeto torna o tensiômetro mais versátil e de menor custo por meio da instalação de múltiplos pontos de medida num só tubo de PVC”, afirma.

Os pesquisadores construíram um tensiômetro multimedida: “inserimos uma cápsula porosa na extremidade inferior do instrumento e outras duas cápsulas porosas intermediárias, possibilitando a medida do potencial mátrico em três pontos no perfil do solo e no mesmo local”, explica. Pelo tradicional, o tensiômetro tem “um ponto de medida no perfil do solo, sendo necessária a instalação de baterias de tensiômetros para que seja possível realizar as medidas e os estudos. Quanto esses estudos são realizados em profundidades elevadas, aumenta-se o custo uma vez que o tubo PVC (água fria roscável) e a mangueira de nylon (1/8”), utilizados na construção do tensiômetro, serão maiores. Em algumas situações, o material utilizado na confecção do tensiômetro não servirá para a reconstrução dos mesmos, precisando ser descartado adequadamente”, explica.


O tensiômetro é responsável pela medida do potencial mátrico da água no solo, pela drenagem da água e ainda por medir a lixiviação de íons e moléculas que vêm de “fertilizantes, agroquímicos, água residuária e subprodutos dos processos industriais os quais podem causar poluição ambiental local ou regional”, diz o cientista Brito. “Na extremidade inferior, é instalada uma cápsula porosa, sendo essa a responsável pela comunicação da água contida no tensiômetro com a água retida no solo e pela transmissão da energia com que a água está sendo retida pela matriz do solo para o sistema de leitura. Entretanto, existe apenas um ponto de medida do potencial mátrico por tensiômetro”, reitera.

Esse produto que busca atuar no avanço tecnológico vem de outros estudos na área que, anteriormente, “se dedicaram na automação das medidas no campo por meio de novos sistemas de leitura (mercúrio, vacuômetro de Bourdon, tensímetro digital e transdutores de pressão) e na ampliação da faixa de trabalho o qual tradicionalmente trabalha até -85 kPa, passando a trabalhar em toda a faixa de interesse agronômico. Por outro lado, todos os modelos fazem a medida em apenas um ponto no perfil do solo”, destaca Brito ao falar sobre a importância do desenvolvimento do tensiômetro multimedida.

Com a descoberta, a equipe espera que o maior impacto seja em otimizar “métodos de medida do conteúdo de água, armazenagem de água, cálculo da drenagem interna e ascensão capilar, cálculo da lixiviação”, afirma, além da comercialização (após publicação de patente) junto a profissionais da área (técnicos, engenheiros, empresários e pesquisadores).

Próxima fase: Submissão ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para aquisição de patente



Projeto

1a etapa: Desenvolvimento de tensiômetro multimedida – Parte I – uso de manômetro de mercúrio para a realização das leituras;

2a etapa: Desenvolvimento de tensiômetro multimedida - Parte II – uso do vacuômetro de Bourdon como sistema de leitura (mais recomendado para utilização em áreas de produção agrícola)



Lattes dos pesquisadores:








Fotografia: Alexsandro Brito
Legenda 1: Marcelo Couto fazendo fluxagem e medida do potencial mátrico em tensiômetros multimedidas



Legenda de ilustração/figura: Diagrama esquemático do tensiômetro construído com os três cápsulas porosas acoplados em um tubo de PVC, para medida do potencial mátrico nas profundidades de 0,15; 0,3 e 0,45 m


Nenhum comentário:

Postar um comentário