quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Administração: formação técnica é uma possibilidade no IF Baiano


Professor Francisco Andrade
No Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Teixeira de Freitas, o estudante do curso técnico em administração pode se formar para “atuar em funções de apoio em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atividade: indústria, comércio e serviços”, fala Francisco Andrade, professor e coordenador do curso nas formas integrada e subsequente.

O curso, na forma integrada, por exemplo, possibilita que o futuro profissional tenha uma “visão sistêmica das organizações de forma que possa aplicar as técnicas e as ferramentas necessárias para auxiliar no processo de gestão das instituições públicas, privadas e do terceiro setor”, destaca Andrade. O coordenador explica que os estudantes estão “aptos a atuarem de forma proativa em situações novas e em contínua mutação como é o caso das instituições públicas, privadas e do terceiro setor contemporâneas. É aquele profissional que executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica como suporte às operações organizacionais”, explica.

Para Tayná Caetano, estudante do 3o ano, é uma área de atuação ampla. “Gosto quando estudamos a teoria e saímos para ver a prática em forma de visitas técnicas. Aprendo muito mais assim”, diz. Quando os representantes dos setores administrativos de uma certa empresa falam como é o dia a dia e têm alguns que até mostram o que fazem”, declara sobre o que mais gosta das aulas práticas. Já, Samira Said, estudante do 1o ano, fala sobre a relevância dos assuntos estudados. “São de imensa importância tanto para os técnicos em administração como para as demais pessoas da sociedade. É muito interessante a forma com que os professores interagem com os alunos. Vejo que o fato de ter que entender e interpretar os assuntos propostos pelos professores como uma
Estudante Tayná Caetano
oportunidade”, enfatiza Said.

O professor Andrade diz que o técnico “contribui com a transformação social através de sua interação no contexto social, cultural, político e econômico em que vivem. Esses profissionais estão sempre inovando na operacionalização de atendimentos, serviços e rotinas administrativas, dentro de organizações empresariais ou comerciais, utilizando instrumentos e meios tecnológicos disponíveis para a gestão organizacional. Buscam sempre a melhoria contínua nas organizações, tendo uma postura proativa e transformam as teorias e as práticas em soluções que possam melhorar e aumentar a produtividade das organizações”, pontua.
Estudante Samira Said

A estudante Samira espera que as matérias (do curso) possam ajudá-la no futuro em uma área administrativa. “Ajudando a conhecer como ser e exercer um ótimo papel de administrador. Gosto de sentir e vivenciar cada momento que as aulas práticas proporcionam a nós, alunos e futuros técnicos em administração, e saber que iremos levar esse aprendizado para o resto de nossas vidas.”, conclui. 

 

Prática durante o curso (destaque da coordenação de curso):


  • Seminários com temas universais (assuntos mais discutidos da conjuntura social);
  • Disciplinas do Núcleo Tecnológico: contexto prático com a identidade regional e o mercado;
  • Programa "Empreenday": desenvolvimento de habilidades empreendedoras, visando a criação de ideias viáveis para o mercado consumidor, o aproveitamento de recursos materiais e a transformação da sociedade através de conceitos que auxiliam esta própria sociedade;
  • Estágio curricular: prática profissional que o estudante busca no mercado através de 200 horas de experiência em uma empresa do mercado empresarial.



A administração é fundamental para o desenvolvimento de um país. A formação de profissionais que possam contribuir como recurso humano, visando a construção de um país melhor, bem administrado com riqueza social bem distribuída, aumento da produtividade e bom atendimento é o objetivo genérico que o curso de técnico de administração busca implementar”

- Francisco Andrade, coordenador do curso -





Onde estudar:



Campus Teixeira de Freitas (integrada / subsequente) -


- Edital do Processo Seletivo 2017 será lançado no 2o semestre (cursos técnicos) / Seleção para curso superior pelo Enem/Sisu





Fotografia: Acervo pessoal / Francisco Andrade, Tayná Caetano e Samira Said







Nenhum comentário:

Postar um comentário