segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Educação do campo é a mais nova especialização do IF Baiano

Interessados podem se inscrever até 19 de agosto

Essa proposta de especialização em educação do campo centra-se na formação de
professores do campo das redes municipais e estadual a fim de fomentar e potencializar processos educativos contextualizados com a realidade dos povos do campo e o semiárido”, explica o diretor acadêmico e assessor pedagógico do curso, Junio Batista. 

A pós-graduação stricto sensu busca “atender graduandos do oitavo semestre e graduados em geral que apresentem projetos de pesquisa sintonizando com as questões da educação do campo”, complementa Batista. Durante o curso, os estudantes aprenderão fundamentos das áreas de Ciências Humanas, Ciências Naturais e Matemática, além de teorias referentes à educação do campo e à questão agrária no Brasil. “A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade calcados na questão agrária, na agroecologia, no desenvolvimento territorial, nas políticas públicas e nos saberes tradicionais colocam-se como fundantes da proposta de especialização em educação do campo”, destaca.

Junio espera que a especialização traga como principais impactos na região: capacitar atores sociais, governamentais e institucionais para a formulação e/ou a implementação de políticas públicas de economia solidária e tecnologia social; fomentar estudos e projetos de intervenção nas escolas do campo tendo como bases epistemológicas a interdisciplinaridade, a contextualização e a transdisciplinaridade. “É a primeira turma. Esperamos que exista uma forte demanda regional, manifestada em muitos estudos de demanda realizados pelo campus”, finaliza.

    A realização desse curso é a concretização, em nível local, de uma proposta de formação sintonizada com as necessidades territoriais, manifestada na luta dos povos campesinos. Hoje, o Território Velho Chico é composto de muitos arranjos sociais e comunidades tradicionais, a exemplo de quilombos, assentamentos, ribeirinhos, entre outros”
    - Junio Batista, diretor acadêmico do IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa -


Onde estudar:









Coordenação do curso – Professora Fabiana Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário