quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Pesquisa sobre araruta contribui com agricultura familiar

Cultura é bem digestiva e não contém glúten

O projeto “Propagação de Araruta sob as condições edafoclimáticas de Itapetinga-BA”,  coordenado por Gean Capinan, tem o objetivo de “avaliar a produtividade da fécula (farinha) de araruta comum proveniente do plantio de propágulos (mudas), formados pelo resto vegetativo da planta, pela utilização do rizoma (raiz) íntegro e por partes mediana, basal e apical quando do seccionamento do rizoma”, fala o pesquisador. Segundo Capinan, a araruta é um cultura de ciclo longo, por isso é importante conhecer possibilidades de propagação. Quando se conhece o tipo, é possível determinar diferenças na velocidade de enraizamento e crescimento de sua produção e extensão.

A pesquisa surgiu a partir da demanda de pequenos agricultores: “ao relatarem que a cultura tem um excelente potencial, no entanto o aumento da área cultivada fica na dependência de material propagativo o qual muitas vezes não é de fácil produção, uma vez que, o rizoma, de onde se propaga uma nova planta é o mesmo material de onde se extrai o amido, produto de elevado potencial de mercado”, destaca o professor. O projeto quer apresentar um melhor material ao agricultor para propagar o material e expandir a área de cultivo de sua propriedade sem custos adicionais.

No processo de avaliação, o pesquisador explica que determina “as produções de massas fresca e seca (massa obtida após a secagem do material em estufa com ventilação forçada de ar, por 72 horas, à temperatura de 65ºC ± 2ºC) de folhas, rizomas e raiz; rendimento de fécula obtido do processamento do rizoma e tomada das medidas de diâmetro e comprimento para, dessa forma, identificar o melhor propágulo a ser utilizado para o plantio, garantido um melhor incremento na renda dos agricultores”, destaca. 
 
Capinan pontua que a pesquisa gera conhecimento sobre as características e o comportamento do desenvolvimento “de propágulos do seccionamento do rizoma e da parte vegetativa da araruta, promovendo um maior incremento na renda do agricultor por utilizar um material mais adequado e de rápido estabelecimento da cultura. Dessa forma, haverá a possibilidade de maior emprego de mão de obra pela expansão das áreas produtivas, impactando de forma direta no desenvolvimento socioeconômico da localidade ou região”, finaliza. 
 

Por que pesquisar sobre araruta?


  • Pode ser produzida em pequenas áreas, principalmente pela agricultura familiar;
  • Poucos relatos sobre seu cultivo na região do Território Médio Sudoeste da Bahia;
  • O rizoma da araruta apresenta um bom desenvolvimento.






Fotografia: Gean Capinan


Nenhum comentário:

Postar um comentário