quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Projeto de intervenção analisa processo de ensino e aprendizagem

Egresso de especialização do IF Baiano discute relação entre saúde e estética no Programa Ciência Itinerante

Ajustes finais para a exposição em Morro do Chapéu
Após uma conversa com o orientador Marcelo Oliveira, o egresso da pós-graduação lato sensu em Educação Científica e Popularização das Ciências do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Catu, Danilo Peneluc, começou o projeto de intervenção “Estética e Saúde: um estudo no Programa Ciência Itinerante”.




Pentáculo do bem-estar, exposição
na Chapada Diamantina/ BA
O trabalho que objetivou “estruturar, dentro da proposta estabelecida pelo Programa Ciência Itinerante, um stand na área de educação física que discuta a relação entre saúde e estética. Bem como, durante a ação, analisar a contribuição do processo ensino aprendizagem para os estudantes integrantes do stand acerca dos conhecimentos produzidos” focou suas ações nesses estudantes do Campus Catu.

Danilo, enquanto profissional da área de educação física, percebeu mudanças na percepção deles sobre os conceitos de estética e saúde. “O exercício reflexivo sobre o corpo, os treinamentos e as intencionalidade da sociedade de consumo fez com que os adolescentes do stand de educação física observassem algumas diretrizes que vão além do próprio cuidado fisiológico”, diz. “Vale a pena ressaltar que a saúde passou a ser percebida nas dimensões sociais como, por exemplo, através do controle do stress e do comportamento preventivo no dia a dia”, reforça Peneluc.

Exposição no IF Baiano –
Campus Itapetinga (Slackline)
Para Peneluc, o impacto gerado a partir de seu projeto é “a ressignificação de minha atuação enquanto professor - a pós-graduação em Educação Científica e Popularização das Ciências e o Programa Ciência Itinerante foram um divisor de águas em minha vida profissional”. Hoje, mesmo sem ter o vínculo direto com a especialização, ele diz que continua as atividades para a continuidade do trabalho e com a perspectiva de inclusão da ludicidade na próxima edição do Ciência Itinerante.



Fotografia: Acervo / Coordenação de curso

Nenhum comentário:

Postar um comentário