terça-feira, 9 de agosto de 2016

Projeto Sementes Crioulas é um estímulo à agroecologia

Proposta do IF Baiano atua com agricultores familiares e comunidades tradicionais

"O projeto das sementes crioulas surgiu da necessidade dos grupos de agricultores frente ao avassalador processo de perda da variabilidade genética local na Bahia. Ademais, estimulado por políticas públicas que o MDA (atual Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário) vem implementando para estimular a agroecologia como a aquisição de sementes crioulas”, explica o coordenador do projeto de pesquisa “A cor morena das sementes crioulas da Bahia” Aurélio Carvalho. 


 O pesquisador complementa que a proposta trabalha as sementes porque, na Bahia, existe um fenômeno de perda do patrimônio genético das plantas cultivadas. Portanto, os objetivos são: “difundir, de modo dialógico, o conhecimento sobre as variedades crioulas e sua importância e estratégias de sua conservação para agricultura familiar camponesa; identificar, coletar e multiplicar variedades locais com ênfase em milho e feijões crioulos”, afirma Carvalho.

O projeto ainda tem como metas: “implantar dez casas de sementes sob controle das comunidades até o final do projeto; capacitar 30 técnicos da Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) e 100 agricultores em técnicas de conservação de sementes; realizar a identificação de variedades locais no mínimo 20 localidades até o final do projeto; realização de cinco trocas de experiências entre comunidades”, diz o pesquisador.

Aurélio destaca que as principais contribuições são: a preservação do patrimônio genético (prospecção, registro de espécies e variedades mais adaptadas às condições edafoclimáticas locais) e a difusão de tecnologias de conservação de sementes com o resgate de formas tradicionais de conservação, ampliando o rol das Tecnologias Sociais nesta área de armazenagem, conservação de sementes e possibilitando inovações tanto neste campo quanto na identificação variedade locais de plantas cultivadas.

Grupo de Pesquisa:

Lattes dos pesquisadores:


 



Pablo Rodrigo Fica Piras
 


Produção:
  • Duas máquinas (solicitação de patenteamento compartilhado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IF Baiano entre Instituto, EFA Monte Santo e Coopes - Cooperativa de Produção do Piemonte da Diamantina).

Outros projetos:
Licuri, Tecnologia e Sustentabilidade nas Caatingas;
Tec-Iara - Conservação de Água em Comunidades Tradicionais.

Fotografia: Acervo pessoal / Aurélio Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário