sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Dia do Biólogo: estudantes falam da satisfação pela formação profissional

3 de setembro é o dia do Biólogo. E no IF Baiano, os futuros profissionais em Ciências Biológicas estão sendo formados “para melhor apreensão dos fenômenos da natureza, despertando o espírito científico, instigando a curiosidade e aumentando o interesse pela ciência”, disse o coordenador da Licenciatura no IF Baiano - Campus Santa Inês, Francisco Sampaio.

O licenciado em Ciências Biológicas está apto a propor soluções para problemas em sala de aula, numa perspectiva interdisciplinar, aliadas às questões locais relativas ao meio ambiente. No IF Baiano, a ênfase é no desenvolvimento de atitudes sustentáveis.


Satisfação profissional
O estudante Rafael Silva viu no curso do IF Baiano a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos para preservar a cultura local. Ele é filho de agricultores familiares, onde o uso de plantas medicinais é uma prática comum. “Vi que cursando Biologia poderia ajudar a minha comunidade no registros desses saberes e na conservação dessa tradição”, disse.

Já para o estudante Mailson Santos, filho de um pedreiro e uma dona de casa, a Biologia foi o caminho para trilhar um novo rumo profissional. “Meu pai queria que eu seguisse o mesmo caminho dele, aprender a profissão dele, mas trabalhando em um determinado período com ele (férias), eu vi que a caneta é mais leve do que uma pilha de massa. Desde então comecei a estudar, me formei em Técnico em Agroindústria e breve serei Biólogo. Não pretendo parar de estudar, quero o mestrado, doutorado...Enfim, eu quero olhar para trás e dizer 'eu consegui'”.

Formação prática
Para enriquecer a formação, há o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Capes, que permite aos graduandos o contato direto com a realidade escolar. “Esta vivência certamente traz grandes benefícios para os licenciandos, possibilitando um preparo profissional e melhorando a educação básica pela intervenção nas escolas através de inúmeras ações e projetos desenvolvidos em parceria”, complementou Sampaio.

O PIBID é fundamental para a minha formação, não só como professor, mas também como pessoa. Se envolver com a comunidade escolar sem se preocupar com notas e observar que existem outras formas de aprender sem ser exclusivamente em sala de aula, que conteúdos podem ser trabalhados de outras formas, sendo mais atrativo para os alunos e com resultados gratificantes”, acrescentou o estudante Mailson Santos.

Rafael acrescentou que o PIBID é mais que um incentivo para formação profissional, “é um ensaio para vida, incremento para a formação. Muito amor, ludicidade, planejamento, respeito e resultados envolvidos”, disse. Ele ainda destacou que no IF Baiano, os estudantes podem participar ativamente das decisões com acesso à Coordenação do curso e através do Centro Acadêmico.

Foto: Arquivo de Francisco Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário