quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Estudantes do IF Baiano se preparam para Olimpíada de Matemática

Participação do IF Baiano em edições anteriores
Estudantes do IF Baiano estão se preparando para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Este ano, mais de duzentos alunos do Instituto estão classificados para fase final que acontecerá no dia 10 de setembro. Conforme o regulamento da Olímpiada, apenas 5% do total de inscritos são selecionados para esta etapa.

A OBMEP mostra uma forma diferente de ver a Matemática. A Olimpíada traz uma abordagem diferenciada, na qual valoriza o raciocínio lógico. Faz o aluno perceber que estudar Matemática não é decorar fórmulas, mas pensar diante de uma situação problema. Por meio dela, o estudante é estimulado a buscar soluções de formas criativas”, disse o professor Leandro Teixeira, do Campus Valença, que participa com 31 alunos classificados.


O professor está preparando os alunos com aulas de resoluções de questões de anos anteriores para todos os estudantes interessados, independente da classificação. Ele conta que utiliza a contextualização para facilitar o aprendizado da matéria. “Muitos estudantes têm pouca afinidade com a Matemática por não enxergar utilidade no que é estudado. É importante mostrar a aplicação dos conteúdos lecionados”, disse.

Já no Campus Catu, para estimular o estudo e a participação na OBMEP, a professora Débora Cruz, adotou o resultado obtido na Olimpíada como parte da nota do trimestre em Matemática. “De modo geral, os alunos tem muita dificuldade, sendo assim, é necessário uma diversificação na maneira de ensinar para despertar o interesse pela Matemática”, afirmou.

Estudante e professores de matemática no Campus Valença
Para o estudante do curso Técnico em Agropecuária, Thiago da Silva, a OBMEP é uma oportunidade de testar conhecimentos e se preparar para o ENEM. Ele disse que dedica cerca de 40% do tempo dele de estudo para a matemática. Para a estudante Canísia Fires, do Técnico em Alimentos, ter ganhado o certificado de menção honrosa em 2015, foi incentivo. "Me senti privilegiada de ter passado para a 2ª fase e conseguido um certificado de menção honrosa como recompensa ao meu esforço", disse. 
Já a estudante do Técnico em Informática, do Campus Governador Mangabeira, a Olimpíada também “agrega conhecimento” e estimula a participação dos colegas parar “provar para si mesmos que são capazes”, disse.
Foto: Arquivo da professora Débora Cruz e Rômulo Magno 



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