sexta-feira, 29 de abril de 2016

Campo: educação, movimento social e metáforas

A educação do campo perpassa por suas emoções e sua intelectualidade. Dentro do universo de sua formação acadêmica (graduação em Letras até o doutorado em Letras e Linguística), João Rodrigues, professor do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Teixeira de Freitas, perpassa seus estudos sobre a análise da obra “O meu pé de laranja-lima”, passa pela agricultura familiar, pelo teatro popular comunitário e pedagogia da alternância até chegar na defesa da tese “As pedras gritarão: uma análise crítica da metáfora conceptual em discursos do MST”. 

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Equipe científica propõe melhoramento genético da mamoeira

Esquema dos cruzamentos controlados

Há cinco anos, um grupo de pesquisadores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) dos Campi Catu, Guanambi, Itapetinga e Senhor do Bonfim realiza estudos voltados para a eficiência e a sustentabilidade dos sistemas agrícolas implantados no semiárido nordestino. Com foco nos agrossistemas implantados na caatinga, as abordagens passam por origem, histórico de uso e impacto dos sistemas de manejo de solo e culturas agrícolas. 
 

terça-feira, 19 de abril de 2016

Estudantes do Campus Bom Jesus da Lapa participam de solenidade de conclusão de curso

 
A última quinta-feira, 14 de abril, foi um dia especial para Felipe Nonato, agora técnico em agricultura. Ele, finalmente, concluiu seu curso. “Significou uma retomada aos estudos depois de alguns anos afastado. Isso representa muito, pois sou o único que ainda estuda de meus familiares nessa faixa etária”, falou contente. 

Dia do Índio: por que um dia?


O decreto-lei n. 5.540, de 2 de junho de 1943, seguiu a proposta do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano (1940) para a data 19 de abril ser o “Dia do Índio”. Pela construção histórica da data, dedica-se um dia para a valorização da cultura indígena seja por exposição de pesquisas sobre a vida deles, exposições culturais ou eventos diversos. Mas, para muitos especialistas, a disseminação do ser indígena deve estar no cotidiano e no meio científico: “acredito que o tratamento acadêmico tem se tornado cada vez mais especializado com respeito e relevância”, afirma Isis Halim, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Teixeira de Freitas. 

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Projeto em Guanambi trata de otimização de uso da água no semiárido


No Instituto Federal Baiano (IF Baiano) –  
Cabeçal de controle do sistema de irrigação
Campus Guanambi, trabalhar com estratégias de irrigação surge como uma necessidade para os pesquisadores que desejam possibilitar o aumento da eficiência de uso da água. “O tema é de interesse atual e a água é considerada o fator mais limitante à produção agrícola”, declara Marcelo Rocha, professor e pesquisador do Projeto “Estratégias de manejo de irrigação em culturas de mangueira visando à otimização no uso da água em região semiárida”.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Pesquisa propõe cultivo de plantas de milho mais vigorosas

Jadson Reis (bolsista/CNPq), coordenador Carlos A. Couto
e os bolsistas/CNPq Jucimara Santos e Jonathan Machado
No Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Governador Mangabeira, o pesquisador Carlos Alan Couto desenvolve o Projeto “Ação do Bioestimulante Rootmax® no crescimento inicial de plantas de milho doce”. O objetivo é “avaliar a ação de um fertilizante foliar organomineral bioestimulante no crescimento inicial de plantas de milho via tratamento de sementes e pulverização foliar”, diz. 

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Proposta visa regulamentar as Empresas Juniores no IF Baiano com base em nova lei

Você, graduando, gostaria de ter uma empresa? Tem ideias inovadoras e/ou empreendedoras? Pois é, no início desse mês, foi sancionada a Lei 13.267, disciplinando a criação e a organização das Empresas Juniores nas instituições de Ensino Superior.

No IF Baiano, está sendo elaborada uma proposta para Regulamentação do Programa Institucional de Empresas Juniores, que logo estará disponível para que a comunidade acadêmica envie suas contribuições. Nesta entrevista, o Assessor Especial do IF Baiano, Agnaldo Freire, fala a respeito do assunto e sobre o processo de criação de Empresas Juniores.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Projeto “IF Baiano em Campo” leva conhecimento de eletricidade para comunidade


Em meados de março, a comunidade rural Tabuleiro de Beija Flor do município Muritiba, distante 10km do Campus Governador Mangabeira, recebeu a equipe do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). Na oportunidade, moradores da região puderam aprender um pouco no cursoInstalador Elétrico Residencial de Baixa Tensão”. 

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Pesquisa sobre glossário trilíngue está entre os projetos de grupo em Catu

 
Um novo olhar sobre a Educação Científica e o desafio de popularizar as Ciências estão na essência do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Popularização das Ciências (GPEC) que objetiva desenvolver pesquisas, recursos e metodologias lúdicas que possam contribuir para o ensino e a aprendizagem das Ciências na educação básica e profissional.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

IF Baiano na formação superior


 
Sábado, 9 de abril, será um dia muito especial para doze estudantes de cursos superiores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). Em Guanambi, acontecerá a solenidade de colação de grau dos cursos de Licenciatura em Química, Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas às 19h na Câmara de Vereadores.

Saúde para estar bem na Vida

Hoje, 7 de abril, é o Dia Mundial da Saúde. Em 2016, a Organização Mundial de Saúde
(OMS) escolhe o tema diabetes e os desafios em auxiliar os portadores na administração da vida, além de ações de prevenção, diagnóstico e prevenção. “Instituído pela OMS, em 1948, devido à preocupação de alertar e manter a saúde no mundo, o Dia Mundial da Saúde é comemorado com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre cuidados diários e essenciais com alimentação, higiene, entre outros”, diz Marcos Souza, chefe do Núcleo de Promoção à Saúde.