quinta-feira, 30 de junho de 2016

Projeto do IF Baiano propõe valorização de identidade quilombola

Visita à comunidade quilombola do Jatimane (Nilo Peçanha)
Fortalecer os laços dos membros das comunidades com suas raízes, contribuindo com o processo de seu reconhecimento frente à sua região” está entre os objetivos do projeto “Cozinha Quilombola: resgate de receitas tradicionais em comunidades quilombolas do Baixo Sul da Bahia” sob orientação de Jádson Marques, técnico em assuntos educacionais do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Valença. 

terça-feira, 21 de junho de 2016

IF Baiano vai lançar plataforma para cursos livres e gratuitos

Está previsto para julho, o lançamento da plataforma MOOC (Massive Open OnlineCourse) do IF Baiano. A plataforma oferecerá cursos livres em diversas áreas, através de vídeo. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Instituto TIM e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.   (Saiba mais:TIM Tec: reunião com Setec e IFs)


Qualquer pessoa pode participar do cursos na plataforma, que são gratuitos. Uma das características dos conteúdos da plataforma é a contextualização, onde o conhecimento vai sendo coproduzido por todos. No IF Baiano, a Assessoria Especial está cuidando da governança até o período de implantação da plataforma, que, a princípio, oferecerá os cursos do Instituto TIM e do IF Sul de Minas.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Curso de agricultura: técnicos para atenderem a demanda do campo

 

O curso buscará atender as demandas das populações rurais – produtores rurais, povos quilombolas, agricultores familiares, comunidades ribeirinhas - , egressos do ensino fundamental, de modo geral, que tenham interesse em ampliar e qualificar o conhecimento teórico-prático vinculado ao setor de produção agrícola”, explica o coordenador do curso técnico de agricultura (forma integrada) no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Bom Jesus da Lapa, Fabio Gonçalves.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Ser técnico em alimentos é uma das possibilidades de formação pelo IF Baiano


Seis campi ofertam esse curso
 
O curso todo é interessante, cada disciplina nos mostra um conhecimento benéfico paraonde iremos levar para trabalhar”, comenta todo entusiasmado Lucas Araújo ao falar sobre o curso técnico em alimentos que faz no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Governador Mangabeira. 


segunda-feira, 13 de junho de 2016

Campus Bom Jesus da Lapa estimula a cultura através da música

Criado em 2014, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos servidores, alunos do IF Baiano e região do entorno, o Coro Baiano Encanto do Campus Bom Jesus da Lapa vem participando de apresentações culturais e estimulando a participação da comunidade interna e externa ao IF Baiano. O regente do coro é o professor Vasni Filho, que iniciou o estudo de piano desde os sete anos.

Acredito que a música e a educação são indissociáveis: a formação de um músico depende da educação, o músico formado, por sua vez, será sempre alguém que transmite e fomenta o conhecimento musical, ainda que não atue diretamente como professor”, disse Vasni.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Ciência: de Catu para o mundo

Equipe de trabalho do IF Baiano – Campus Catu recebe premiação no México

Atualizada em 11/8/2016 às 9h28

Junho é um mês especial para o Instituto Federal Baiano (IF Baiano). O grupo de trabalho do professor doutor Saulo Capim apresentou a pesquisa “Utilização do óleo de canela (Cinnamomum Zeylanicum) na obtenção de substâncias com potenciais atividades analgésicas” no evento ESI-AMLAT2016 que aconteceu, em Mazatlán – México, entre 30 de maio e 3 de junho de 2016 com o tema “Donde el Talento y la Creatividad Convergen”



Projeto do Campus Uruçuca promove capacitação de produtores da agroindústria

O Núcleo de Tecnologia de Alimentos do Campus Uruçuca iniciou, em 2011, atividades de capacitação para agentes da agroindústria, em conjunto com a Empresa ABC – Comércio e Representações. No ano passado, foram treinados 42 colaboradores de agroindústria, 41 alunos do curso Técnico em Alimentos, 5 egressos e 13 outros servidores do IF Baiano e representantes de associações e cooperativas. A capacitação envolveu 37 agroindústrias de alimentos.

Através desta parceria foi possível, pela primeira vez, integrar profissionais das indústrias de alimentos, egressos, alunos e outros profissionais, favorecendo o desenvolvimento regional e crescimento profissional de nossos alunos, técnicos e egressos do IF Baiano”, avalia a professora do Campus Uruçuca, Cristiane Lima.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Que tal estudar informática no IF Baiano?

Sete campi disponibilizam esse curso técnico

Aula prática no Campus Governador Mangabeira
Não dá para imaginar o mundo sem essa área.  Empresas, consultores e prestadores de serviço necessitam de um profissional de informática. Por isso, na expectativa de cuidar do futuro, o candidato ao Processo Seletivo do Instituto Federal Baiano (edital estará disponível no 2o semestre) possui a informática como uma possibilidade de curso seja na forma integrada (ensino médio com técnico em quatro anos de duração) ou subsequente (dois anos de duração).


quinta-feira, 2 de junho de 2016

IF Baiano oferta formação em meio ambiente


Estudantes do curso de meio ambiente
No Território de Identidade Baixo Sul, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) possui um campus no município de Valença e oferta formação técnica presencial nas áreas de agroecologia, agropecuária e meio ambiente. Essa região, conhecida pela diversificação de seus recursos naturais, baseia sua economia nos campos da agricultura, da indústria, do comércio, da pesca e do turismo.