sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Estudante do IF Baiano fala sobre eleição para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Mariana Íbera Brito Sala, estudante do curso Técnico em Zootecnia, do IF Baiano - Campus Santa Inês foi selecionada para participar do Processo Eleitoral que escolherá o representante da Bahia no Parlamento Juvenil do Mercosul. Além dela, mais três estudantes da Rede Estadual participarão da eleição online que ocorrerá, entre os dias 30 de outubro a 5 de novembro, e definirá o representante do Estado no Parlamento. O mandato será de dois anos.

O lançamento das candidaturas será online, no dia 10 de outubro, através de portal criado pelo MEC, onde os estudantes poderão conhecer os candidatos, seus projetos e escolher o representante. Durante o processo eleitoral, Mariana poderá promover sua candidatura por meio de vídeos e postagens em suas redes sociais, utilizando a hashtag  #EleiçãoPJMBrasil2016.

Confira a entrevista de Mariana para o Blog Bem Baiano.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Ex-aluna do IF Baiano recebe prêmio Jovem Empreendedor Rural 2016

A formação no IF Baiano contribuiu para que ela montasse seu próprio negócio


Aos 16 anos, Maria Natiele Rodrigues, ex-aluna do curso Técnico em Agropecuária do IF Baiano, tinha interesse em se formar em advocacia, pretendia tirar seus pais do meio rural e sair do campo. Entretanto, essa visão mudou ao realizar um curso para o Jovem Empreendedor Rural, oferecido pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC. E após concluir a formação técnica e profissional no IF Baiano, em 2013, ela conseguiu montar o próprio negócio.

Quando retornei do curso [Jovem Empreendedor Rural], comecei a instruir os agricultores associados sobre a adubação orgânica, adubação verde, plantio, produção de hortaliça, entre outros e eles começaram a aplicar em suas propriedades”, disse Maria. Ela ainda percebeu que as mulheres da comunidade ficavam ociosas nessas ações. “Então, comecei a incentivá-las para que os doces que elas já faziam para consumo próprio, agora produzissem em maior quantidade para venda”, afirmou.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Vencedores da “Arte no Polo” falam sobre suas atividades culturais

O concurso “Arte no Polo” foi lançado pela Diretoria de Educação a Distância para estimular os estudantes e comunidade do entorno dos 21 polos do IF Baiano. Os participantes enviaram vídeos, mostrando diversas atividades culturais que desenvolvem.

Após uma triagem realizada pela equipe da Educação a Distância, oito vídeos participaram da seleção final, aberta ao público através do YouTube, totalizando mais de cinco mil visualizações. Com base na quantidade de visualizações e curtidas por vídeo, foram escolhidas a arte no polo IF Baiano de Nazaré e de Remanso como vencedores.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Novos campi do IF Baiano vão atender os territórios do Litoral Norte e Agreste, Irecê e Piemonte do Paraguaçu

Em maio de 2016, os Campi Alagoinhas, Itaberaba e Xique-xique do IF Baiano receberam autorização para funcionamento, dando continuidade ao Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica  (Confira). 
Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional do IF Baiano, estes novos campi vem atender a região onde estão inseridos, através de cursos técnicos, graduações e pós-graduações.

Para isso, foi feito um estudo de demanda e são realizadas audiências públicas para definir, em conjunto com a comunidade, os cursos que serão ofertados. Em Alagoinhas, a audiência já foi realizada e apontou, para uma oferta inicial, os cursos: agroindústria (subsequente), agroecologia (integrado), física (licenciatura) e formação pedagógica (especialização) .
(Saiba mais em  Audiência pública no Território Litoral Norte e Agreste Baiano)

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Caravana da Ciência: projeto apresenta experimentos em escolas públicas


Com o objetivo de divulgar a ciência, articulando educação e inclusão científica de crianças e jovens, o projeto “Caravana da Ciência”, coordenado pelo professor Gean Capinan, leva estudantes dos IF Baiano – Campus Itapetinga para visitar escolas públicas. Na visita, um conjunto de atividades didáticas é apresentada pelos estudantes, além de experimentos e palestras, também realizadas por alunos da UESB e professores colaboradores.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Desenvolvimento de novos produtos de alimentos e bebidas é um dos objetivos de projeto no Campus Uruçuca

 Pesquisadores do IF Baiano das áreas de alimentos e turismo aliam os pilares Pesquisa e Extensão

Seguir as tendências dos novos nichos de mercado e agregar valor às frutas regionais por meio de incentivos a verticalização e formação técnica através da transdisciplinaridade. Esses objetivos uniram os professores do Núcleo de Tecnologia de Alimentos - NUTEC e Núcleo de Turismo - NUT por intermédio dos projetos de pesquisa e extensão, apoiados pelas chamadas 01/2016 e 02/2016 PROPES/CNPq (Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e 02/2015 PROEX (Pró-Reitoria de Extensão)”, explica o pesquisador Ivan Pereira. 

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Engenharia Agronômica é um dos cursos superiores do IF Baiano

Aulas práticas de titulação ácido-base
Campus Bom Jesus da Lapa está com inscrições abertas até 8 de setembro

Interessei-me pelo curso por ser filho de pequeno agricultor rural e ter tido um breve conhecimento na área”, afirma Diogo Silva, estudante do 2o semestre do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Bom Jesus da Lapa, sobre o seu interesse pela área. “Já sou formado como técnico agrícola pela mesma instituição. Quando terminei o curso técnico, o curso superior em engenharia agronômica foi implantado no Campus Lapa. Escolhi o IF Baiano por possuir graduação na área agronômica”, complementa Givanilson Pereira, estudante do mesmo semestre no campus.

Dia do Biólogo: estudantes falam da satisfação pela formação profissional

3 de setembro é o dia do Biólogo. E no IF Baiano, os futuros profissionais em Ciências Biológicas estão sendo formados “para melhor apreensão dos fenômenos da natureza, despertando o espírito científico, instigando a curiosidade e aumentando o interesse pela ciência”, disse o coordenador da Licenciatura no IF Baiano - Campus Santa Inês, Francisco Sampaio.

O licenciado em Ciências Biológicas está apto a propor soluções para problemas em sala de aula, numa perspectiva interdisciplinar, aliadas às questões locais relativas ao meio ambiente. No IF Baiano, a ênfase é no desenvolvimento de atitudes sustentáveis.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Estudantes do IF Baiano se preparam para Olimpíada de Matemática

Participação do IF Baiano em edições anteriores
Estudantes do IF Baiano estão se preparando para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Este ano, mais de duzentos alunos do Instituto estão classificados para fase final que acontecerá no dia 10 de setembro. Conforme o regulamento da Olímpiada, apenas 5% do total de inscritos são selecionados para esta etapa.

A OBMEP mostra uma forma diferente de ver a Matemática. A Olimpíada traz uma abordagem diferenciada, na qual valoriza o raciocínio lógico. Faz o aluno perceber que estudar Matemática não é decorar fórmulas, mas pensar diante de uma situação problema. Por meio dela, o estudante é estimulado a buscar soluções de formas criativas”, disse o professor Leandro Teixeira, do Campus Valença, que participa com 31 alunos classificados.